Frutose
A frutose é encontrada no mel e em todas as frutas doces

Também denominada ose, a frutose é considerada um monossacarídeo, por não sofrer hidrólise e por conter um único grupo funcional cetona. Sua fórmula estrutural é semelhante à da glicose (aldo-hexose), porém a diferença está no fato de a glicose possuir um grupo aldeído; e a frutose, um grupo cetona. Dessa forma, ela é uma cetose.

A fórmula molecular da frutose é C6H12O6 e, na natureza, a frutose pode se apresentar com a cadeia carbônica fechada ou aberta, conforme mostrado por suas estruturas abaixo:

Fórmulas estruturais da frutose

A cadeia fechada da frutose apresentada acima é uma β-frutose, pois a hidroxila do lado direito ao heteroátomo oxigênio está voltada para cima. Se ela estivesse voltada para baixo, seria então uma α-frutose.

A frutose é o monossacarídeo mais doce existente, sendo que pode ser encontrada no mel e em muitos frutos, de onde surgiu o seu nome “açúcar de frutos”. Ela normalmente encontra-se combinada com a glicose nesses alimentos. A frutose também pode ser obtida por meio da hidrólise do polissacarídeo inulina.

É uma substância que se cristaliza com dificuldade, em forma de agulhas incolores solúveis em água, e que é usada na fabricação de alguns alimentos, por ser doce.

A frutose recebe o nome levulose, porque ela só ocorre na forma levogira.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Frutose








0 comentários

Faça seu Login