Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas

Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas


Por que água e óleo não se misturam?

As forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças interferem na temperatura de ebulição (T.E) e solubilidade das substâncias formadas.

Temperatura de ebulição (T.E.): quanto mais intensa for a força intermolecular presente na molécula, maior será sua T.E.

Para saber se a força é intensa ou não, utilize o gráfico:



Ordem crescente da intensidade de interação →

O tamanho da molécula também influi na T.E.: quanto maior a molécula, maior sua superfície de contato e consequentemente haverá maior interação com moléculas vizinhas. Este aspecto torna a T. E. maior.

E não é só na T.E que as forças intermoleculares interferem, elas também influem na solubilidade dos compostos: moléculas apolares e polares possuem diferentes graus de dissociação, vejamos por que:

1. Compostos polares se dissolvem em solventes polares.
2. Compostos apolares se dissolvem em solventes apolares.

Isso explica porque substâncias oleosas não se dissolvem na água. Vamos dar um exemplo: óleo de cozinha é um composto apolar, e a água é polar, de acordo com as duas regras mencionadas acima, compostos apolares só se dissolvem em solventes apolares. Para não esquecer memorize a frase: “semelhante dissolve semelhante”.

Curiosidade:

Você sabia por que se usa gasolina para tirar manchas de graxa? A gasolina e a graxa, como todos os derivadas do petróleo, possuem estruturas formadas por carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos). Todos os hidrocarbonetos são apolares, portanto a gasolina dissolve a graxa (substância apolar).

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Força intermolecular, temperatura e solubilidade de moléculas








0 comentários

Faça seu Login