Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas Estado físico do vidro

Estado físico do vidro

Estado físico do vidro
Por que o vidro se quebra?

Você saberia definir em qual estado físico o vidro se encontra? Se já teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de obtenção certamente vai ter facilidade em entender o que iremos propor agora: o vidro possui estado físico misterioso.

Quando os átomos que compõem um material não estão completamente unidos de modo a formar uma estrutura cristalina rígida, não podemos dizer que este material é um sólido. E é exatamente isso que ocorre com nosso objeto de estudo: o vidro.

Mas se o vidro não possui moléculas que caracterizam a classe de sólidos, certamente se classifica com um líquido. Essa seria uma dedução viável, se não levássemos em consideração o óbvio: você já viu alguma porta de vidro escorrer?

Afinal, qual é o estado físico do vidro? Ele pode receber a classificação de sólido amorfo. Se essa definição é totalmente estranha aos seus conhecimentos, é hora de aprender.

Comecemos com a definição: Substância amorfa é aquela que não possui uma ordenação (organização) espacial de suas moléculas, ou seja, os átomos se encontram desorganizados. É claro que para visualizar esse aspecto você teria que utilizar um microscópio, mas o fato é que um material denominado de amorfo não é considerado sólido.

Para um melhor entendimento, vamos fazer uma comparação. O algodão doce é considerado como material amorfo, quando você o observa, à primeira vista tem a impressão de que se trata de uma nuvem sólida, mas é só começar a degustação para se perceber a textura macia e a degradação da estrutura supostamente rígida. O mesmo acontece com o vidro, parece sólido, mas uma maior pressão exercida sobre o mesmo e o resultado: se quebra em inúmeros cacos.

O vidro é obtido através do resfriamento instantâneo de líquidos superaquecidos até o ponto de rigidez sem que haja uma cristalização do material. Algumas pessoas levam em consideração este procedimento, e classificam o vidro como líquido de alta viscosidade.

Mas se nos basearmos no processo de obtenção dos compostos amorfos (materiais derretidos que passam por resfriamento brusco), veremos que se classifica como um sólido amorfo. E então, qual dessas classificações você acha mais viável? As duas seria a resposta ceta, por que na verdade o vidro é considerado um líquido de viscosidade elevadíssima ou um sólido amorfo.

Veja mais!

Vidro
– Conheça outros aspectos deste curioso material.



Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Estado físico do vidro








0 comentários

Faça seu Login