Emulsões
Alguns exemplos de emulsão: manteiga, margarina, cremes, pérola, sangue, leite e maionese

Definição conceitual de emulsão

O óleo e a água não se misturam, mas se batermos essa mistura no liquidificador, poderemos observar algumas gotas de óleo de dimensões coloidais (as partículas dispersas possuem tamanho entre 1 nm e 1000nm) espalhadas na água. Esse caso constitui uma emulsão instável.

Formação de uma emulsão depois de se bater água e óleo no liquidificador.

Um exemplo de emulsão estável é o leite. O leite homogeneizado possui gorduras esfaceladas que estão dispersas na água. A olho nu ele parece ser apenas uma solução, isto é, uma mistura homogênea; porém, ao se usar instrumentos ópticos notam-se  diversas partículas em suspensão, sendo, portanto, uma dispersão coloidal do tipo emulsão.

A maionese também é uma emulsão estável apesar de ter óleo em sua constituição e ovo (note que 65,5 % da composição do ovo é água). Isso ocorre por causa dos chamados coloides protetores ou agentes emulsificantes ou tensoativos, que no caso da maionese são as proteínas que se encontram na gema do ovo. O papel dos coloides protetores é formar uma película em volta das gotas de óleo. Essa película é hidrófila, o que significa que possui afinidade com a água, assim a emulsão fica estabilizada e não ocorre como o exemplo do início, em que depois de pouco tempo o óleo e a água se separam, deixando de ser uma emulsão.

Os agentes emulsificantes são constituídos por moléculas com uma extremidade polar e outra apolar; é por isso que eles conseguem reduzir a superfície de tensão entre o óleo que é apolar, e a água que é polar. De tal modo, na preparação de produtos como cremes são adicionados esses agentes emulsificantes, dando assim a devida estabilidade para eles.

Outros exemplos de emulsões são a manteiga, o sangue e vários cosméticos, principalmente em creme.

Existem também emulsões sólidas, ou seja, que possuem um líquido disperso em um sólido.

Alguns exemplos de emulsões sólidas são a margarina, a opala (pedra preciosa ou semipreciosa) e a pérola.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Emulsões








0 comentários

Faça seu Login