Você está aqui Mundo Educação Química Gases Diferença entre Gás e Vapor

Diferença entre Gás e Vapor

Diferença entre Gás e Vapor
O vapor de água em uma chaleira pode ser condensado apenas com a diminuição da temperatura. Já os gases que são produzidos em processos industriais se liquefazem se houver também o aumento da pressão.

Visualmente o gás e o vapor parecem ter as mesmas características e, muitas vezes, nos referimos a eles como se fossem a mesma coisa. Por exemplo, muitas vezes falamos que a água está no estado gasoso, quando na realidade queremos nos referir ao vapor de água. O gás e o vapor são coisas bem diferentes.

Uma mesma substância no estado de vapor e no estado gasoso apresenta características distintas. Observe as características do vapor:

Definição conceitual de vapor.

Exemplo: o vapor de água, que está presente no ar, volta ao estado líquido simplesmente ao entrar em contato com um recipiente que está com a temperatura mais baixa. Na figura abaixo, a taça contém água gelada, consequentemente, o copo está gelado também, por isso o vapor de água do ar se liquefaz ao entrar em contato com esse copo.

O vapor de água condensou ao entrar em contato com a taça à temperatura menor.

O mesmo ocorre com a água que ferve em uma panela fechada: ela volta imediatamente para o estado líquido quando seu vapor entra em contato com a tampa da panela, que está a uma temperatura menor.

Definição conceitual de gás.

Exemplo: o gás liquefeito do petróleo (GLP), que é encontrado dentro dos botijões do gás de cozinha, permanece na fase líquida dentro dele e se torna gás fora do recipiente. Isso ocorre porque dentro do botijão a pressão é muito maior que a pressão atmosférica e a temperatura é mais baixa do que a de fora.

Para vermos a diferença no cotidiano, veja o caso das bolhas formadas ao aquecermos a água e as existentes no interior de um copo de refrigerante. Será que representam a mesma coisa?

Não. As formadas no copo de refrigerante e as que se formam inicialmente na água sem a aquecermos são gases liberados que estavam dissolvidos.

O gás utilizado na gaseificação de bebidas é o CO2 (dióxido de carbono ou gás carbono). Consegue-se dissolvê-lo no líquido exatamente por meio de um grande aumento da pressão e da diminuição da temperatura. É por isso que quando abrimos um refrigerante (diminuição da pressão), e o líquido está quente (aumento da temperatura), há uma grande liberação de gases.

Agora, quando aquecemos a água, a formação de bolhas se dá porque a água começa a passar para o estado de vapor. E esta bolha só sobe para a superfície quando a pressão do vapor dentro dela se torna igual à pressão atmosférica.

Assim, a bolha do refrigerante é de gás e a bolha do aquecimento da água é de vapor.

Qual a diferença entre as bolhas formadas com o aquecimento da água e as bolhas do refrigerante?

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Diferença entre Gás e Vapor








1 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 09/03/2014 | Haroldo
    Usuário

    Excepcional; justamente o que procurava!