Você está aqui Mundo Educação Química Química Geral Diferença entre Ebulição, Evaporação e Vaporização

Diferença entre Ebulição, Evaporação e Vaporização

Diferença entre Ebulição, Evaporação e Vaporização
Quando aquecemos, ocorre a ebulição da água, que é um tipo de vaporização

Os termos ebulição, evaporação e vaporização são bastante utilizados quando falamos da mudança de estado físico do líquido para o estado de vapor. Existe ainda um menos conhecido, que é o termo calefação.

Mas, será que você sabe diferenciar cada um destes? Será que os usa corretamente?

Para não errar, veja o significado de cada um:

Vaporização: é a passagem do estado líquido para o estado de vapor. Mas, existem três formas em que essa mudança de estado pode ocorrer, pois sua velocidade pode variar, dependendo da quantidade de energia fornecida. Essas três formas são a evaporação, a ebulição e a calefação.

Tipos de vaporização: evaporação, ebulição e calefação

1. Evaporação: Esse termo é usado quando a vaporização ocorre à temperatura ambiente, em qualquer temperatura e pressão, de forma bem lenta, predominantemente na superfície do líquido, sem o aparecimento de bolhas ou agitação do líquido.

Por exemplo, a água dos rios evapora com o tempo, gradualmente, sendo que apenas a parte que está na superfície passa para o estado de vapor. Outro exemplo é quando colocamos roupas para secar, o que mostra que a evaporação pode se tornar progressivamente mais intensa em temperaturas mais altas e pressões mais baixas, pois quanto mais quente, mais rápido a roupa seca e vice-versa.

No entanto, a evaporação sempre ocorre numa temperatura inferior à ebulição.

Alguns autores consideram que a evaporação é o mesmo que vaporização, mas, a grande maioria faz essa diferenciação.

Roupas secando no varal são um exemplo de evaporação

2. Ebulição: A ebulição ocorre a uma determinada temperatura, que é específica para cada substância pura e que pode variar de acordo com a pressão atmosférica local. Ela se dá quando aquecemos o sistema, é uma passagem do líquido para o vapor de forma mais rápida e é bem perceptível, pois ocorre em toda a extensão do líquido, com agitação e formação de bolhas.

A ebulição ocorre, por exemplo, quando colocamos a água no fogo, fornecendo energia térmica primeiramente para as moléculas que estão no fundo do recipiente. Esse aumento de energia térmica faz com que sua massa diminua, por isso elas sobem, enquanto que a água da superfície desce. Com o tempo, essas águas que desceram também ganham energia térmica e voltam a subir, já que as da superfície perderam energia para o meio. Esse processo é chamado de convecção.

Ebulição da água

Esse ciclo continua até que se atinja a temperatura de ebulição que, no caso da água, é de 100ºC sob pressão de 1 atm. Começa então a se formar bolhas de vapor no fundo do recipiente, porque inicialmente a pressão do vapor dentro da bolha é menor que a pressão atmosférica. Mas, à medida que vai ganhando energia, a pressão do vapor aumenta, vencendo a pressão atmosférica e subindo para a superfície, onde as bolhas arrebentam, liberando o vapor para o ambiente.

É por isso que o ponto de ebulição varia de acordo com a pressão atmosférica: quanto menor for a pressão atmosférica, mais rapidamente a pressão do vapor se igualará a ela e menor será o ponto de ebulição do líquido.

Nesse momento, toda a energia térmica (calor) que está sendo fornecida é usada para passar do estado líquido para o estado de vapor, por isso a temperatura se mantém constante em 100ºC até que a mudança de estado de toda a água ocorra.

3. Calefação: É o tipo de evaporação mais rápida, é a passagem abrupta para o estado de vapor que ocorre quando o líquido se aproxima de uma superfície muito quente.

Por exemplo, quando caem pingos de água sobre um ferro de passar bem quente, vemos as gotas como que “pulando” e passando rapidamente para o estado de vapor.

A calefação ocorre quando cai pingos de água sobre o ferro de passar

 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Diferença entre Ebulição, Evaporação e Vaporização








3 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 12/03/2014 | talita
    Usuário

    Aquii e muito bom esta me ajudando no deve de quimica..

  • segunda-feira | 14/07/2014 | daniela
    1 1

    me ajudou muito. gostei desse site

  • sábado | 13/04/2013 | Rayssa Borges...
    Usuário

    é muito interessante e me ajudou no meu dever de Ciências sempre que eu precisar de algo na minha lição ,irei vir nesse site ,porque ele explica as coisas com palavras fáceis, que eu posso entender com perfeição