Você está aqui Mundo Educação Química Curiosidades Químicas

Curiosidades Químicas

Curiosidades Químicas
Por que a cebola provoca lágrimas?

Você já se fez alguma pergunta do tipo: Por que a cebola provoca lágrimas? A resposta é muito simples, mas você precisa ter um conhecimento químico para responder.

Esta seção foi elaborada para responder essa e outras perguntas que relacionam as curiosidades do cotidiano com a ciência.

 A química é curiosa.

Afinal, o que faz da Química uma matéria tão interessante? É justamente o fato de que ela responde a todas as suas dúvidas, ou seja, a química tem resposta para todos os acontecimentos curiosos e ainda: o estudo desta ciência se relaciona com os avanços tecnológicos.


A produção dos mais diversos materiais que constituem o nosso lazer, alimentações, necessidades pessoais, dependem dos conhecimentos de Química. Nesta seção você vai ter acesso a inúmeras curiosidades e para comprovar, vai aí uma resposta à pergunta inicial: Por que a cebola provoca lágrimas?

Dentre as várias substâncias voláteis que estão presentes na cebola, uma delas é o dissulfeto de alila. Essa substância provoca irritação das mucosas, ou seja, quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é volatizado (liberado) e chega até os olhos provocando lágrimas.

Artigos de "Curiosidades Químicas"



Deixe seu comentário para

Curiosidades Químicas








0 comentários

Faça seu Login