Você está aqui Mundo Educação Química Combustíveis Composição dos derivados do petróleo

Composição dos derivados do petróleo

Composição dos derivados do petróleo
Como obter diferentes combustíveis?

Nesta leitura, você vai saber mais sobre os componentes do petróleo e o método usado para obtê-los (destilação fracionada). À medida que o ouro negro vai sendo destilado, vai dando origem a diferentes produtos.

Os combustíveis a seguir, seguem a ordem em que são obtidos na coluna de fracionamento:

Gás natural: o metano (CH4) é o principal componente da 1ª fração de destilados (compostos com ponto de ebulição menor que 40°C). Nesta mesma faixa de temperatura é possível ainda obter o gás GLP (gás de cozinha) cujos componentes são: Propano (C3H8) e butano (C4H10).

Gasolina natural: corresponde à 2ª fração da torre de fracionamento com ponto de ebulição abaixo de 200°C. É composta dos hidrocarbonetos com cinco a dez átomos de carbono, ou seja, pentano (C5H12) a dodecano (C12H26).

Querosene: é obtido na 3ª fração, composto por hidrocarbonetos de 12 a 16 átomos de carbono, cujo ponto de ebulição está entre 150 e 275 graus Celsius. Outra aplicação deste destilado, é como combustível de aviões.

Diesel: os hidrocarbonetos com 12 a 20 átomos de carbonos compõem essa fração. Estes, entram em ebulição na faixa de 250-400 °C. O diesel é usado para abastecer ônibus, caminhões e veículos pesados em geral.

Parafinas e óleos lubrificantes: a fração correspondente à faixa de temperatura de 350-550 °C, e é destinada à produção de produtos para manutenção de carros, como por exemplo, óleos e graxas para lubrificação. A parafina por sua vez, é usada na composição de velas. Estes hidrocarbonetos comportam de 20 a 36 átomos de carbono.

Asfalto e piche: os compostos de carbono que possuem temperatura de ebulição acima de 550 °C encontram-se no estado sólido. Esta fração é destinada à produção de asfalto e piche.

Veja mais!
Extração de petróleo

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Composição dos derivados do petróleo








1 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 20/11/2014 | Carlos dos...
    Usuário

    este conteúdo foi bem selecionado, ajudou-me bastante na pesquisa do meu trabalho. obrigado