Cobalto

O cobalto é um elemento encontrado na vitamina B12, para o bom funcionamento do organismo é ideal manter uma dieta com níveis adequados de cobalto.

Cobalto
Irradiação de alimentos: presença de cobalto.

O elemento Cobalto (Co) faz parte da composição da vitamina B12, daí sua importância para o organismo humano. Para quem não sabe, a vitamina B12 é indispensável na formação do sangue e na manutenção do sistema nervoso. A dose diária de Co recomendável é 2,4 microgramas (mcg) para adultos, 1,2 (mcg) para crianças de até oito anos e 2,8 (mcg) para gestantes e mães que amamentam. Por outro lado, o excesso de Co acarreta em problemas na tireoide.
O ideal é manter uma dieta balanceada de cobalto, então siga a dica de alimentos ricos em vitamina B12: amendoim, ervilha, manteiga, sardinha, salmão, entre outros.

Uma importante utilização do metal é na forma Cobalto-60, que é aplicado para tratamentos médicos e no método de irradiação de alimentos. Essa última utilização tem revelado importância diferencial para os produtores de frutas e hortaliças. A irradiação tem como objetivo destruir os organismos que causam a deterioração e envenenamento do alimento (veja mais em Alimentos irradiados).

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Cobalto








2 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 21/12/2011 | dri
    Usuário

    nossa muito interessante. nao sabia que cobalto fazia parte da composição de vitamina b12. fiquei muito interesda e pretendo me aprofundar mais no assunto.

  • domingo | 13/02/2011 | Ricardo
    Usuário

    Olá!! gostei bastante do material postado, enrriqueceu bantente o meu conhecimento sobre o metal cobalto.obrigado.