Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Cianeto de potássio
Cianeto de potássio
Embalagem contendo Zyklon B.
Cianeto ou Cianureto é o nome genérico de qualquer composto químico que contém o grupo ciano C≡N. O cianeto de potássio pode se converter a um gás altamente tóxico se tiver contato com qualquer ácido, esse gás é denominado de gás cianídrico.

O ácido cianídrico é um gás incolor que mata imediatamente se inalado numa concentração superior a 300 mg/m³ de ar. O cianeto de potássio, quando ingerido, reage com a acidez do estômago e gera gás cianídrico, daí o porquê deste composto ser perigoso.

Ação do cianeto no organismo: O íon cianeto reage na hemoglobina do sangue fazendo com que esse não transporte oxigênio aos tecidos, por isso é considerado uma substância hematóxica (que intoxica o sangue), acarretando em morte rápida.

Cianetos possuem utilizações essenciais na revelação fotográfica e na produção de plásticos, acrilato e colas instantâneas (cianoacrilato). Mas sem dúvidas esse composto químico ficou mais conhecido por levar à morte a várias pessoas. Na história se tem relatos:

- Era usado na Segunda Guerra Mundial pelos soldados para cometer suicídio. Ao ser ingerido provoca ardência na boca, rigidez do maxilar inferior, constrição da garganta, salivação, náuseas e vômitos.

- Um gás tóxico a base de cianureto, conhecido como Zyklon B ("Ciclone B"), criado originalmente como um pesticida para a eliminação de piolhos e pulgas, acabou sendo usado para o extermínio de seres humanos nas câmaras de gás da Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Cianeto de potássio








2 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 16/05/2012 | mari
    Usuário

    bacana me ajudou muito.

  • sexta-feira | 25/07/2008 | juan felipe
    Usuário

    Vendo informações assim fico feliz em saber que existem sites que produtivos e realmente informam o leitor.