Você está aqui Mundo Educação Química Combustíveis Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?

Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?

Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?
Os gases poluentes provêm do Carbono e Enxofre.
Qual é o combustível que mais polui a atmosfera: O álcool, a gasolina ou o óleo diesel?

A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. Mas os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), com isso a gasolina se torna menos poluente do que o diesel.

O álcool, juntamente com a gasolina, polui consideravelmente menos do que o diesel, graças ao catalisador que é uma peça vital para reduzir a emissão de gases poluentes. Esse importante equipamento faz com que gases mais prejudiciais, como os monóxidos de carbono, sejam transformados em substâncias menos perigosas. Mas ambos, tanto o álcool como a gasolina, são responsáveis pela emissão do perigoso dióxido de carbono, que contribui para o efeito estufa e o aquecimento global.

A queima do álcool emite menos gases poluentes na atmosfera, pelo fato de ser derivado da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz em média 25% menos monóxido de carbono e 35% menos óxido de nitrogênio (NO) que a gasolina. Mas o álcool também polui, é verdade que em menos proporção que a gasolina, mas não pode ser classificado como não-poluente.

A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

Metais pesados altamente nocivos fazem parte da composição do diesel, eles se acumulam no organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos. Estudos revelaram que as dioxinas presentes no diesel são responsáveis por provocar as fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e câncer no aparelho respiratório. A própria fuligem desse combustível serve como um facilitador para as alergias nas vias aéreas.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Álcool, Gasolina ou Diesel: qual é o maior poluente?








11 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 05/06/2013 | MARIA EDUARDA...
    Usuário

    GOSTEI MUITO E ME AJUDO MO MEU TRABALHO DE CIENCIAS

  • terça-feira | 27/11/2012 | Gabriel
    Usuário

    o etanol polui menos do que o diesel e o disel menos que a gasolina

  • domingo | 27/05/2012 | jecs
    Usuário

    sinceramente acho que hoje em dia o diesel é o menos poluente, na Europa (sou português) os diesel evoluíram imenso, um carro do segmento B emite menos de 100 gramas de CO2 (alguns até emitem 80 g), além disso todos os motores a diesel têm FAP (filtro de partículas), a modos que os carros a diesel já não produzem aquela fuligem, além disso são muito mais eficientes (um carro com uma potência de 112 cavalos a diesel(HDI) gasta 4,2l/100Km, enquanto que um a gasolina com a mesma potência gasta 8,8l/100Km(VTI), isto em consumo urbano, pois em extra urbano um diesel gasta apenas 3,8 litros aos 100

  • segunda-feira | 16/06/2014 | Nuno Paulo
    0 0

    Estás a comparar um carro com pelo menos 15 anos e com 160cv com um com uns 10 anos no máximo e só com 112cv. o CO2 não é o único gás poluente que os carros emitem portanto esse factor não é totalmente válido. Compara mas é carros recentes com potencia e cilindrada equivalentes e então podes comparar consumos e emissões de CO2.