Você está aqui Mundo Educação Química Físico-Química Oxirredução Agente Redutor e Agente Oxidante

Agente Redutor e Agente Oxidante

Agente Redutor e Agente Oxidante
No forno siderúrgico, o ferro metálico é obtido a partir da redução da hematita (agente oxidante) pelo monóxido de carbono (agente redutor)

Uma reação de oxidorredução é aquela em que há transferência de elétrons; com isso uma espécie química ganha elétrons e simultaneamente outra espécie química perde elétrons.

Essas reações são chamadas dessa forma porque o ganho de elétrons corresponde a uma redução, enquanto que a perda de elétrons constitui uma oxidação.

Veja o exemplo abaixo:

Fe2O3(s) + 3 CO(g) →  Fe2 (s) + 3 CO2(g)

Essa reação de oxidorredução corresponde ao processo feito em fornos siderúrgicos, nos quais o minério hematita (Fe2O3(s)) reage com o monóxido de carbono (CO), obtendo-se assim o ferro metálico. A partir das variações dos números de oxidação (Nox) das espécies reagentes e dos produtos é possível verificar quem sofre redução e quem sofre oxidação:

 +3    -2         +2 -2              0             +4 -2    
Fe2O3(s) + 3 CO(g) →  Fe2 (s) + 3 CO2(g)

Veja que o Nox do ferro diminuiu de +3 para zero. Isso significa que ele recebeu elétrons (que possuem carga negativa, por isso o valor diminui), ou seja, ele sofre uma redução. Mas, para que o ferro da hematita ganhe elétrons e reduza é necessário que outra espécie química forneça esses elétrons para ela. No caso, a substância que faz isso é o monóxido de carbono (CO).

Sabemos disso, porque o Nox do carbono aumentou de +2 para +4, isso quer dizer que ele perdeu elétrons. Portanto, visto que o CO causou a redução da hematita, então ele é considerado o agente redutor.

Podemos seguir a mesma linha de raciocínio no caso da oxidação do CO: sua oxidação foi causada por alguma espécie, que no caso foi a hematita. Desse modo, a hematita é o agente oxidante.

Resumidamente, temos:

Características do agente redutor e do agente oxidante

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Agente Redutor e Agente Oxidante








0 comentários

Faça seu Login