Você está aqui Mundo Educação Química Química Inorgânica Ácido Fosfórico
Ácido Fosfórico
O refrigerante à base de cola contém ácido fosfórico como acidulante

O ácido fosfórico (H3PO4) também é denominado de ácido ortofosfórico e pelos nomes usuais ortofosfato de hidrogênio e fosfato de hidrogênio. Essa substância é incolor e sua fórmula está mostrada a seguir:

Fórmulas do ácido fosfórico

Geralmente, o ácido fosfórico é encontrado no comércio na sua forma líquida viscosa, que é esse ácido misturado com água em cerca de 90% dele em massa. Ele é um ácido considerado semiforte, pois o seu grau de ionização, isto é, a porcentagem de seus hidrogênios que efetivamente sofrem ionização em solução aquosa a 18ºC é de 27%.

Uma das principais utilizações do H3PO4 é em produtos para remover ferrugem. Além de remover a ferrugem formada, o ácido fosfórico também é eficaz em proteger as superfícies metálicas cromadas, porque ele reage com o cromo gerando o fosfato de crômio, que é uma camada protetora.

O ácido fosfórico é o princípio ativo dos removedores de ferrugem

Na indústria, esse ácido é usado para fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

O H3PO4 pode ser produzido a partir do fósforo ou da apatita, mas o Brasil ainda não realiza a sua produção tendo o fósforo como matéria-prima. Devido a isso, as empresas brasileiras que produzem compostos orgânicos do fósforo, como as farmacêuticas e de adubos, têm uma grande dependência de importações.

Entretanto, uma aplicação do ácido fosfórico que chama bastante atenção é em refrigerantes de base cola.  A maioria dos refrigerantes no Brasil possui alto teor de ácido fosfórico, ficando com um pH > 3. Ele é utilizado principalmente como acidulante da bebida, abaixando seu pH, regulando sua doçura, realçando o paladar e também atuando como conservante.

Por causa disso e da reação que o ácido fosfórico realiza com o cromo já citada, nos anos 50 e 60, os motoristas de automóveis, caminhões e motocicletas limpavam as partes cromadas de seus veículos com refrigerantes de sabor cola.

O ácido fosfórico limpa peças cromadas

Visto que o ácido fosfórico é utilizado na fabricação de materiais de limpeza, surgiu um mito de que os refrigerantes à base de cola podem desentupir pias. Mas, isso não é verdade, o ácido fosfórico está presente numa proporção de 0,6 g para cada litro de refrigerante, o que é uma quantidade muito pequena. Além disso, ele não faz mal para o nosso organismo, porque o ácido fosfórico é essencial para o funcionamento das células de nosso corpo, sendo indiferente de onde ele provém.

Refrigerante de cola não desentope pia

O único efeito adverso que se pode ter é o excesso de fosfato (componente do ácido fosfórico) em nosso organismo, pois ele pode reagir com o cálcio dos ossos e dentes, causando problemas dentários e ósseos, como a osteoporose. Por isso, você pode beber esses refrigerantes, mas nada de excessos!

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Ácido Fosfórico








1 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 12/05/2014 | Gengiléia
    Usuário

    ATOREI!!! MUINTO UTIL! TRABAIO ÓTEMO!!