Whatsapp icon Whatsapp

Direita e esquerda

Direita e esquerda são termos usados para classificar o pensamento político de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou de instituições.
Pintura mostrando a Tomada da Bastilha, um marco da Revolução Francesa, contexto de surgimento dos termos direita e esquerda.
Foi durante a Revolução Francesa, que se espalhou com a Tomada da Bastilha, que os termos direita e esquerda surgiram.

Direita e esquerda são termos utilizados para classificar a posição política e ideológica de pessoas, partidos e outras instituições. Além da direita e da esquerda, também existe o espectro político de centro, em que a pessoa ou instituição defende de forma equilibrada propostas de esquerda e de direita. Ademais, podemos classificar ainda a forma de pensar das pessoas e instituições como de centro-esquerda ou centro-direita.

A esquerda defende que a sociedade seja mais igualitária, com menos desigualdade social. Para atingir tal objetivo, a esquerda propõe que o Estado seja forte, realizando investimentos e controlando a economia. Também defende impostos altos, principalmente dos mais ricos, para que o governo garanta o bem-estar das pessoas.

Já a direita defende a liberdade individual, a livre iniciativa e que os impostos sejam pequenos ou mesmo que eles não existam. Acredita-se ainda que o Estado não deve interferir na economia e que esta se regula através da livre concorrência entre as empresas privadas.

Leia também: O que é extrema-direita na política?

Resumo sobre direita e esquerda

  • Direita e esquerda são termos usados para classificar o pensamento político de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou de instituições.
  • Os termos esquerda e direita surgiram durante a Revolução Francesa, quando dois grupos políticos opostos se formaram na Assembleia francesa.
  • A esquerda defende a diminuição da desigualdade social por meio de maior intervenção do Estado na economia, com maiores impostos para garantir o bem-estar das pessoas. Possui caráter liberal.
  • A direita defende a liberdade individual, a livre iniciativa e a não interferência do Estado da economia, que se regula através da livre concorrência entre as empresas privadas. Possui caráter conservador.
  • Atualmente existe grande divisão no Brasil e no mundo causada por atritos entre pessoas e partidos de esquerda e direita.
  • No Brasil, Lula é considerado um influente político de esquerda e Jair Bolsonaro é considerado um influente político de direita.

O que é direita e esquerda na política?

Representação gráfica do espectro político esquerda-direita.

Esquerda e direita são termos usados para classificar as posições políticas de uma pessoa, de um grupo de pessoas ou de instituições. Atualmente, no mundo tudo, as diferenças entre esquerda e direita ocorrem em diversos campos, como economia, costumes, política migratória, política de segurança, direitos humanos, direitos trabalhistas, religião, entre muitos outros.

Origem dos termos direita e esquerda

A origem dos termos direita e esquerda está ligada à Revolução Francesa. No século XVIII, a França foi governada por três reis absolutistas, Luís XIV, Luís XV e Luís XVI. Luís XVI herdou uma França com grande desigualdade social, com nobres vivendo em palácios enquanto milhões de membros do chamado Terceiro Estado viviam na miséria nas ruas de Paris e outras cidades francesas.

Para piorar a situação, os membros da nobreza e da Igreja não pagavam impostos enquanto os membros do Terceiro Estado pagavam pesados impostos. Faziam parte do Terceiro Estado diversos grupos sociais, como camponeses, trabalhadores urbanos, pequenos comerciantes, sans culotes e profissionais liberais. Também faziam parte do Terceiro Estados os burgueses, grupo formado por ricos comerciantes, banqueiros e empresários de diversos ramos.

Em 1789, após o agravamento da crise política, uma revolução se iniciou em Paris, a qual ficou conhecida como Revolução Francesa, com o povo invadindo a Bastilha, a prisão onde alguns inimigos de Luís XVI estavam presos. Além de libertarem os presos, os revolucionários conseguiram armas, munição e pólvora na prisão.

O rei acabou sendo guilhotinado pelos revolucionários, acusado de traição ao povo francês. Sua esposa, Maria Josefina, também foi guilhotinada. Para governar a França, uma assembleia foi formada por deputados eleitos por aqueles que podiam votar.

As pessoas eleitas para a Assembleia formaram diversos grupos, criando partidos, cada um deles com uma visão diferente sobre como a França deveria ser governada durante o processo revolucionário. Na assembleia, do lado direito da mesa diretora se sentaram membros de um grupo político que ficou conhecido posteriormente como “girondino”. Já do lado esquerdo, sentaram-se membros de um grupo político que ficou conhecido posteriormente como “jacobino”.

Os girondinos eram considerados conservadores, não desejando mudanças tão radicais na França, aceitando inclusive uma monarquia constitucional, tipo de monarquia em que o rei tem pouco poder. Já os chamados jacobinos defendiam mais mudanças na França, como a proclamação de uma república, o fim da escravidão nas colônias francesas e o direito ao voto para todos os homens franceses. Foi nesse contexto de conflito entre jacobinos e girondinos que os termos direita e esquerda surgiram.

Após a Segunda Guerra Mundial, com a Guerra Fria, as disputas entre esquerda e direita se aprofundaram, levando a guerras, guerras civis, revoluções e massacres por todo o globo.

O que a esquerda e a direita defendem e quais são suas diferenças?

Primeiro temos que entender que existem diferentes grupos de esquerda e diferentes grupos de direita, com grupos mais moderados e grupos mais radicais dos dois lados. Cientes disso, podemos estabelecer algumas diferenças gerais entre o que a esquerda e a direita defendem de maneira ampla. Como veremos, as principais diferenças entre esquerda e direita são econômicas, políticas e culturais:

  • Economia: a direita defende o liberalismo econômico – pensado por Adam Smith, economista e filósofo –, em que o Estado tem pouca participação na economia e deve ser pequeno, ou seja, ter poucas empresas e funcionários públicos. Por sua vez, a esquerda defende forte participação do Estado na economia, tendo ele uma função social, sendo que o Estado deve garantir direitos como saúde, educação, emprego e moradia para a população.

Ainda na economia, a esquerda defende que os trabalhadores tenham assegurados seus direitos trabalhistas, como salário-mínimo, férias, décimo terceiro salário, jornada de trabalho diária de oito horas, entre outros. A esquerda argumenta que trabalhadores bem pagos ampliam o mercado consumidor, aumentando a produção e melhorando a economia. Já pessoas e instituições de direita argumentam que os direitos trabalhistas aumentam o custo da mão de obra, fazendo com que os empresários invistam menos, causando prejuízos à economia.

  • “Pauta de costumes”: as pessoas de esquerda são geralmente favoráveis à legalização de algumas drogas, do casamento homoafetivo, da legalização do aborto e são contra a posse e porte de armas por pessoas que não são das forças de segurança. Já a direita é contrária a essas propostas da esquerda. Vale lembrar que é uma análise geral e que muitas pessoas e instituições podem ser, por exemplo, consideradas de direita e defender o aborto ou a legalização das drogas, ou ainda uma pessoa ou instituição de esquerda ser contrária à descriminalização ou legalização das drogas.
  • Movimentos sociais: são de esquerda diversos movimentos sociais e grupos identitários, como o movimento negro, movimento feminista, ambientalista, LGBT, indígena, movimentos que lutam pela reforma agrária, entre outros. Existem também movimentos sociais ligados à direita, como movimento armamentista, anti-imigração e em defesa da família tradicional.
  • Pena de morte: a maioria das pessoas de esquerda é contra a pena de morte e defende que as pessoas que cometem crimes devem ser reeducadas e reintegradas à sociedade. Já a maioria das pessoas de direita defende a pena de morte, a prisão perpétua e trabalhos forçados para os prisioneiros.
  • Problema das drogas: geralmente a esquerda considera o problema das drogas como um caso de saúde pública, sendo que os viciados devem ser tratados e reintegrados à sociedade. A direita encara as drogas como uma questão de segurança pública, sendo que a principal estratégia para reduzir o problema é o combate, pelas forças de segurança, ao tráfico e ao uso de drogas. 

Esquerda e direita no mundo

A China é o maior exemplo de um país de esquerda na atualidade. Desde a Revolução Chinesa, ocorrida em 1949, o país vive em uma ditadura socialista controlada pelos membros do Partido Comunista Chinês. O país conseguiu muitos avanços econômicos nas últimas décadas, tornando-se a segunda maior economia do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo dados do Banco Mundial, a China retirou da pobreza 760 milhões de pessoas nas últimas quatro décadas, correspondendo a 75% das pessoas que saíram da pobreza no mundo todo nesse período.|1| Mas, por outro lado, o país vive em uma ditadura unipartidária, não existe liberdade para greves e manifestações políticas contrárias ao governo, existe censura e o país é acusado inúmeras vezes de violar os direitos humanos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nos Estados Unidos, a esquerda e a direita são bem demarcadas nos partidos políticos. Embora nos Estados Unidos existam dezenas de partidos, apenas dois deles, de fato, concorrem às eleições presidenciais nos Estados Unidos: o Partido Republicano, de direita, e o Partido Democrata, de esquerda. Atualmente Donald Trump é o principal representante do Partido Republicano e da direita do país. As principais lideranças do Partido Democrata atualmente são Joe Biden, Kamala Harris e Barack Obama.

Na Inglaterra, a esquerda e a direita também são bem demarcadas nos partidos políticos. No país, o Partido Conservador é o principal partido de direita e o Partido Trabalhista é o principal de esquerda.

A esquerda usa os países nórdicos, como a Noruega, Suécia e Finlândia, como exemplo de sucesso da esquerda no mundo. Nesses países o Estado tem grande participação da economia. Para se ter uma ideia, na Finlândia 25% de todos os trabalhadores do país trabalham para o Estado. Na Dinamarca são 28%; na Suécia, 29%; e na Noruega, 31%.|2| Nos países nórdicos os impostos são extremamente altos, chegando a 56,5% dos rendimentos da pessoa, como no caso da Noruega.|3| Mas o Estado retribui com serviços públicos que estão entre os melhores do mundo, garantindo a qualidade de vida das pessoas e colocando os países nórdicos entre aqueles com IDH mais alto no mundo.

A direita usa o caso da Suíça, Nova Zelândia e Austrália para comprovar a eficácia das propostas da direita. A Suíça, por exemplo, possui um dos impostos mais baixos do mundo, variando entre 11,7% e 21,6% dos rendimentos da pessoa.|4| Pagando menos impostos, a maior parte da população pode pagar por bons serviços privados, graças à livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Assim como os países nórdicos, a Suíça tem um dos melhores IDHs do mundo.

Esquerda e direita no Brasil

Atualmente no Brasil o principal líder da esquerda é Luís Inácio da Silva, conhecido popularmente como Lula. Outros políticos de esquerda famosos no Brasil são Sâmia Bonfim, Guilherme Boulos, Manuela d’Ávila, Maria do Rosário, Marcelo Freixo e Randolfe Rodrigues.

Por sua vez, o principal líder da direita no país atualmente é Jair Messias Bolsonaro. Também são políticos de esquerda Carla Zambelli, Sérgio Moro, Eduardo Bolsonaro, Romeu Zema, Tarcísio de Freitas, entre muitos outros.

Acesse também: Como funciona o sistema político do Brasil?

Exercícios resolvidos sobre direita e esquerda

Questão 1

Leia as afirmativas abaixo e, na sequência, assinale a alternativa correta.

I. Os conceitos “direita” e “esquerda” surgiram na Idade Média, período no qual servos e nobres entraram em conflito.

II. Donald Trump é o principal líder da direita dos Estados Unidos na atualidade.

III. Os partidos de esquerda defendem que o Estado deve assegurar à sua população qualidade de vida.

Estão corretas as afirmativas:

A) I e II.

B) I e III.

C) Todas elas.

D) II e III.

Resolução:

Alternativa D.

Os termos “direita” e “esquerda” se originaram na Revolução Francesa, acontecimento que deu início à Idade Contemporânea, e não na Idade Média.

Questão 2

Qual país é usado como exemplo de sucesso para a maior parte das pessoas que defendem uma economia liberal?

A) França

B) Suíça

C) Noruega

D) Brasil.

Resolução:

Alternativa B.

A Suíça possui um dos menores impostos do mundo, e grande parte dos serviços prestados à população são realizados pela iniciativa privada. A Suíça também possui um dos melhores IDHs do mundo.

Notas

|1| BANCO MUNDIAL. Four decades of poverty reduction in China: drivers, insights for the world, and the way ahead. Banco Mundial, c2022. Disponível em https://thedocs.worldbank.org/en/doc/bdadc16a4f5c1c88a839c0f905cde802-0070012022/original/Poverty-Synthesis-Report-final.pdf.

|2| UNIÃO EUROPEIA. Share of government employment nearly stable. Eurostat, Gabinete de Estatísticas da União Europeia, [s.d.]. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/cache/digpub/european_economy/bloc-4d.html?lang=en.

|3| BANCO MUNDIAL. Taxes on income, profits and capital gains (% of total taxes). Banco Mundial, c2024. Disponível em https://data.worldbank.org/indicator/GC.TAX.YPKG.ZS.

|4| CONFEDERAÇÃO SUÍÇA. Taxation. Confederação Suíça, [s.d.]. Disponível em: https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/en/home/wirtschaft/uebersicht/steuerwesen.html.

Fontes

AZAMBUJA, Darcy. Introdução à Ciência Política. Editora Globo, Rio de Janeiro, 2008.

BANCO MUNDIAL. Four decades of poverty reduction in China: drivers, insights for the world, and the way ahead. Banco Mundial, c2022. Disponível em https://thedocs.worldbank.org/en/doc/bdadc16a4f5c1c88a839c0f905cde802-0070012022/original/Poverty-Synthesis-Report-final.pdf.

BANCO MUNDIAL. Taxes on income, profits and capital gains (% of total taxes). Banco Mundial, c2024. Disponível em https://data.worldbank.org/indicator/GC.TAX.YPKG.ZS.

CONFEDERAÇÃO SUÍÇA. Taxation. Confederação Suíça, [s.d.]. Disponível em: https://www.eda.admin.ch/aboutswitzerland/en/home/wirtschaft/uebersicht/steuerwesen.html.

UNIÃO EUROPEIA. Share of government employment nearly stable. Eurostat, Gabinete de Estatísticas da União Europeia, [s.d.]. Disponível em: https://ec.europa.eu/eurostat/cache/digpub/european_economy/bloc-4d.html?lang=en.

SINGER, André. Estado e democracia: uma introdução ao estudo da política. Editora Zahar, Rio de Janeiro, 2021.

Publicado por Jair Messias Ferreira Junior
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Cleptocracia
Cleptocracia, o que é cleptocracia, governo, política, corrupção, ladrões, características da cleptocracia.
Como funciona o sistema político brasileiro?
Como funciona o sistema político brasileiro?, política, Brasil, três poderes, câmara, senado, Executivo, Legislativo, Judiciário, processo político, política brasileira.
Extrema-direita
Clique aqui, entenda o que é extrema-direita e conheça sua ideologia. Saiba também quais foram os principais regimes de extrema-direita.
Jair Bolsonaro
Clique no texto e conheça mais detalhes sobre a vida de Jair Messias Bolsonaro. Veja como o militar da reserva tornou-se presidente do Brasil em 2018.
Luiz Inácio Lula da Silva
Clique para conhecer detalhes da trajetória de vida de Luiz Inácio Lula da Silva. Veja como ele entrou na política e como se tornou presidente do Brasil.
O que é intervenção federal?
Acesse o texto para saber o que é intervenção federal. Veja em que situações ela pode ser decretada e quantas vezes essa medida já foi utilizada no Brasil.
Populismo
Clique aqui e acesse este texto que explica sobre populismo. Entenda o que significa esse conceito que foi utilizado para explicar parte da experiência histórica e política do Brasil. Conheça ainda as críticas feitas por estudiosos a respeito desse termo e compreenda o fenômeno recente do populismo de direita.
Revolução Chinesa
Entenda como ocorreu o processo revolucionário na China a partir da fundação do Partido Comunista Chinês, em 1921, e do confronto contra os Nacionalistas.
Revolução Francesa
Clique e acesse este texto para ter informações sobre a Revolução Francesa, um dos maiores e mais relevantes acontecimentos da história da humanidade.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.