Whatsapp icon Whatsapp

Uso das proporções na teoria de alavancas

As alavancas são máquinas simples usadas pela humanidade há milhares de anos. Consistem basicamente em uma barra com um ponto de apoio facilitando o movimento de objetos. Essas máquinas fascinaram um famoso filósofo grego, Arquimedes. Sobre alavancas Arquimedes disse a seguinte frase: “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo”. De fato, as alavancas, assim como todas as máquinas, têm como função principal facilitar o trabalho humano. Hoje vemos a aplicação de teoria das alavancas em vários objetos como tesouras, gangorras, aparelhos de academia e outros.

Arquimedes realizou muitos estudos sobre alavancas e criou a teoria das alavancas. Ele percebeu que a força aplicada a uma das extremidades da alavanca, com o intuito de mover um objeto na outra extremidade, é inversamente proporcional à distância do ponto de apoio. Ou seja, quanto mais distante a extremidade estiver do ponto de apoio, menor será a força necessária para mover o objeto. Tente fechar uma porta aplicando a força próximo às dobradiças. Verá que é muito mais difícil que fechar pela maçaneta, pois a força estará sendo aplicada muito próxima ao ponto de apoio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo. Sob uma das extremidades de uma alavanca está uma pedra com 60 kg de massa localizada a 70 cm do ponto de apoio. A outra extremidade está a 140 cm do ponto de apoio. Determine a força que deve ser aplicada à outra extremidade para que a pedra possa ser movida?

Solução: Como foi dito, a força é inversamente proporcional à distância da extremidade ao ponto de apoio. Para a pedra se mover, o sistema deve estar em equilíbrio. Assim, teremos:


Onde F é força aplicada para mover a pedra; P é o peso da pedra; d1 é a distância da pedra ao ponto de apoio; d2 é a distância da outra extremidade ao ponto de apoio.

Segue que:

P = mg = 60*10 = 600N
d1 = 70 cm
d2 = 140 cm

Assim,

Por Marcelo Rigonatto
Especialista em Estatística e Modelagem Matemática

Publicado por Marcelo Rigonatto

Artigos Relacionados

Escalas Matemáticas
Estabelecendo distâncias através das escalas de mapas.
Fração mista
Entenda o que é uma fração mista. Aprenda a representar uma fração imprópria como uma fração mista e a converter uma fração mista em uma fração imprópria.
Problemas com frações
fração, o que é uma fração, identificação de uma fração, representação de uma fração, divisão, partes iguais, idéia de fração, leitura de fração, numerador, denominador, problemas que envolvem fração, problemas matematicos, situações problemas.
video icon
Escrito"A representação indígena na literatura brasileira" próximo à imagem de um índigena com cocar virado de costas.
Português
A representação indígena na literatura brasileira
A figura do indígena sempre esteve presente na literatura brasileira. Mas de que forma essa cultura foi representada? Quais são as implicações dessas imagens na construção do imaginário e da identidade cultural do povo brasileiro?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.