Você está aqui Mundo Educação Matemática Potenciação Potenciação de Números Racionais

Potenciação de Números Racionais

A potenciação surge como uma ferramenta de muita utilidade na representação de uma multiplicação de fatores iguais. O conhecimento dessas técnicas é indispensável no estudo da Matemática básica e suas aplicações estão presentes em diversas situações relacionadas a outras ciências como a Química, Física, Engenharia, Biologia, Economia, Matemática Financeira entre outras.

As regras de potenciação podem ser aplicadas nos números reais de forma geral, mas o conjunto numérico a ser abordado nesse estudo será o dos números racionais, aqueles escritos na forma a / b, com b ≠ 0.

Na potenciação dos números racionais devemos aplicar o expoente aos dois elementos da fração, o numerador e o denominador. Observe:

Números Racionais e Expoente Negativo

Nos casos em que o expoente é negativo, devemos trocar o sinal do expoente e inverter a base racional, isto é, o numerador passa a ser denominador e o denominador passa a ser numerador. Observe:

Assuntos Relacionados

Deixe seu comentário para

Potenciação de Números Racionais

103 comentários

Faça seu Login

• quarta-feira | 12/03/2014 | maria eduarda
    Usuário

não achei o que eu queria saber "o que faço se minha base é 10 e o expoente é -3 " mais de qualquer jeito obrigada

• segunda-feira | 07/04/2014 | francisco xavier
    0 1

Maria Eduarda então temos 10 -³ = 0,001; (Um milésimo) desse jeito o resultado é um decimal com expoente negativo e base 10, determina o número de casas decimais. Observe os exemplos: 10°= 1 10¹= 10 10 -¹= 0,1 Espero ter ajudado!

• quarta-feira | 08/01/2014 | deivison

é facil

• quarta-feira | 21/08/2013 | Wallace azevedo
    Usuário

Muito bom essas Potências de Números Racionais Vai me ajudar muito nos meus trabalhos de matemática e Exercícios.