Você está aqui Mundo Educação Matemática Sistema de Numeração Sistema numérico chinês

Sistema numérico chinês

O sistema numérico chinês é milenar, podemos destacar o “Sistema números floridos” e o “Sistema númerico de varas” como os mais usuais.

Sistema numérico chinês
A númeração chinesa é de origem milenar. Alguns dos sistemas númericos criados na antiguidade são utilizados até os dias de hoje

O sistema numérico chinês é caracterizado pela escrita ideográfica, nesta escrita utilizamos símbolos e desenhos para representá-la. Como a China possui uma civilização milenar, ao longo do tempo sua história em relação aos números foi sendo construída, havendo dessa forma mais de um sistema de numeração. Os chineses desenvolveram sistemas de númeração que podem ser considerados do tipo híbrido ou posicional.

O sistema numérico chinês do tipo híbrido é tido como um sistema de numeração tradicional não posicional. Sendo considerado híbrido por possuir os operadores relacionados ao produto e à soma. Nesse sistema, a base é decimal e possui ideográficos específicos para os números de 1 a 9 e para as potências da base 10 até 10.000. A leitura era realizada na vertical, pois, por não possuir papel, a escrita era realizada em placas de bambu. Esse sistema não possibilita a representação de qualquer número, principalmente números com maior ordem de grandeza, além disso, era difícil realizar contas relacionadas à aritimética. Veja na imagem abaixo um dos sistemas tradicionais de númeração híbrido não posicional, esse sistema recebe o nome de sistema números floridos, sendo utilizado até os dias de hoje.

Vamos agora resolver um exemplo:

Exemplo 1

Transforme o número 2565 em ideogramas chineses. Para isso, utilize o sistema números floridos.

Resposta

Primeiro Passo: Inicialmente utilizamos o sistema de númeração Indo-Arábico para decompor o número 2565 de acordo com a sua ordem de grandeza. Em seguida devemos escrever a expressão númerica referente ao número 2565.

Ordem de grandeza: Duas unidades de milhar, cinco centenas, seis dezenas e cinco unidades: 2000 + 500 + 60 + 5 = 2 . 1000 + 5 . 100 + 6 . 10 + 5 = 2565

Segundo passo: Agora, utilizando o sistema de números floridos, represente o número 2565.

Observe que o número 2565 escrito no sistema números floridos segue a mesma sequência númerica da decomposição do número 2565.

Os chineses foram um dos quatro povos que conseguiram criar um sistema de númeração posicional. Para criar esse sistema foi necessária a existência do algarismo zero, sua existência tornou possível diferenciar números que possuem em sua formação o algarismo zero, ou seja, foi possível diferenciar 504 de 54 000, sem considerar que para ambos os casos esse número seria 54. O zero passou a ser utilizado pela civilização chinesa a partir do século VIII.

Um dos sistemas posicionais mais utilizados até hoje é o sistema númerico de varas, que é decimal e os algarismos do número devem ser escritos da esquerda para a direita.

Observe o exemplo abaixo e aprenda a converter um número Indo-arábico para o Sistema númerico de varas.

Exemplo 2

Escreva o número indo-arábico 9234 utilizando o sistema númerico chinês de varas.

Tente realizar a conversão de números do sistema númerico indo-arábico para os sistemas de numeração chinesa.

Bons Estudos

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Sistema numérico chinês








0 comentários

Faça seu Login