Você está aqui Mundo Educação Matemática Equação Consumo de Energia Elétrica

Consumo de Energia Elétrica

Consumo de Energia Elétrica
Fontes de Energia Elétrica

O aumento do consumo de energia elétrica, em razão do consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mas causam enormes impactos ambientais, em virtude da quantidade de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica. Uma alternativa seria a construção de usinas nucleares, mas esse tipo de usina produz um lixo radioativo que deve ser armazenado em locais remotos, além de ser muito perigosa, podendo causar catástrofes de grandes proporções (por exemplo, o acontecido em Chernobyl). A energia eólica vem sendo implantada, principalmente nas cidades litorâneas, pois é uma energia que usa a força dos ventos para produzir energia elétrica, sendo considerada uma energia pura.


Saiba como calcular o consumo de energia elétrica dos aparelhos que você tem em casa, podendo assim economizar eletricidade e dinheiro.

O consumo de energia elétrica dos aparelhos de uma casa é obtido aplicando a seguinte expressão:

onde k: quilowatt.hora, t: tempo em que o produto permanece ligado, P: potência do aparelho (encontrado nos manuais e na etiqueta do aparelho)

Todo aparelho possui uma potência que é dada em watts (W), e quanto mais tempo ligado maior o consumo de energia elétrica.

Vamos observar a seguinte situação:

Um televisor de 29 polegadas possui em média uma potência de 200 watts. Considerando que ele fique ligado 6 horas diárias, calcule seu consumo em kWh mensal.
Resolução:
6 horas diárias
6 x 30 = 180 horas mensais.
Temos que:
t = 180 horas mensais
P = 200

k = (180*200) / 1000
k = 36000 / 1000
k = 36
O televisor irá consumir 36 kWh no período.
Para saber o custo em dinheiro, basta multiplicar o consumo do período pelo valor do kWh, que vem identificado no talão de energia elétrica da concessionária fornecedora.


Vamos analisar o consumo de energia elétrica do “vilão” de uma residência, o chuveiro elétrico.
Potência: 4000 watts
Tempo: 10 minutos diários (correspondentes a 10 x 30 = 300 minutos mensais = 5 horas)

k = (4000 x 5) / 1000
k = 20000 / 1000
k = 20
O chuveiro irá consumir 20 kWh durante os 30 dias.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Consumo de Energia Elétrica








32 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 23/04/2014 | daniel
    Usuário

    obrigado agora eu sei como fazer meu trabalho de escola kk

  • sexta-feira | 14/02/2014 | Amanda Gonçalve...
    0 0

    Olá Marco! O ideal é que você calcule o gasto de cada aparelho individualmente. Todo aparelho vem com um adesivo que contem a sua potência indicada em Watts (W). Para saber o gasto de um aparelho você deve calcular o consumo como a segui Consumo = [(número de aparelhos iguais) * Potência (em W) * Horas de funcionamento por mês] / 1000. Para saber o valor que irá pagar, multiplique o consumo pela tarifa de sua região.

  • domingo | 02/06/2013 | debora
    Usuário

    nossa certo para meu trabalho da escola ooooookkkkkkkkkkk

  • sábado | 27/10/2012 | kalebe
    Usuário

    legal