Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Antiga Sumérios e acádios

Sumérios e acádios

Sumérios e acádios
Rei Sargão, unificador das civilizações suméria e acadiana.
Datada como a primeira civilização a se constituir na região mesopotâmica, os sumérios elaboraram técnicas que aproveitavam áreas de alagamento próximas aos Rios Tigre e Eufrates para a realização de suas atividades agrícolas. As condições favoráveis daquela região fizeram com que os sumérios se distribuíssem pelo território mesopotâmico construindo várias cidades. Por volta do século IV, já haviam sido criadas cerca de doze cidades- Estado naquela região.

Cada uma dessas cidades, por conta de sua natureza autônoma, iria constituir diversas práticas e costumes. De forma geral, as cidades-Estado sumérias eram governadas por um sacerdote auxiliado por um conjunto de anciãos. Em algumas dessas cidades, essa forma de governo conjunta foi substituída por um poder centralizado sob as mãos de um patesi, responsável pelas principais questões políticas e religiosas. Além de controlar a cidade-Estado, ele também repassava o trono ao seu herdeiro, consolidando uma dinastia no poder.

Formando uma das primeiras civilizações mesopotâmicas, os sumérios ficaram conhecidos pelo desenvolvimento do mais antigo sistema de escrita já conhecido, a escrita cuneiforme, que era baseada na fabricação de peças que, quando pressionadas sob uma base de argila, formavam um determinado caractere. No campo da matemática, foram capazes de desenvolver operações algébricas. Além disso, sumérios também eram grandes construtores e comerciantes. Os zigurates eram os principais centros da adoração religiosa politeísta dos sumérios.

No meio tempo em que a civilização suméria se desenvolvia, outro povo também passou a surgir dentro da Mesopotâmia. O povo semita começou a se fixar na Mesopotâmia, realizando a construção de diversas cidades. A principal delas, Acad, acabou designando-os como acadianos. Por volta do ano de 2330 a.C., o rei acadiano Sargão realizou uma série de investidas militares que subjugou toda a civilização suméria. Tal fato foi responsável pelo intercâmbio entre as culturas suméria e acadiana.

Por volta de 2180 a.C., a supremacia acadiana foi abalada com o processo de dominação exercido pelos gutis, povo de origem asiática localizado entre as montanhas da atual Armênia. Mesmo com voraz resistência dos moradores da cidade de Ur, que por fim expulsaram os gutis, a civilização acadiana acabou submetida ao controle dos elamitas.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Sumérios e acádios








9 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 11/05/2014 | Amilton Dias...
    Usuário

    Parabéns pelo artigo bem explicado, de fácil compreensão.

  • segunda-feira | 25/03/2013 | mikaeli vitoria
    Usuário

    eu amo esta materia esta muito bem elaborada

  • sábado | 16/03/2013 | elizandra
    Usuário

    a professora acho muito bm meu trabalho...qui bom

  • quarta-feira | 06/06/2012 | bruna
    Usuário

    tenho avaliaçao sobre esse assunto e acho q vou tira dez valeu ai quem pois na net isso kkkkkkkkkkkk bjs