Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Contemporânea Socialismo Utópico
Socialismo Utópico
Robert Owen foi um dos mais proeminentes pensadores do socialismo utópico.

No século XIX, a expansão das indústrias e a consolidação do sistema capitalista foram responsáveis diretos pela ascensão das classes burguesa e proletária. Por meio da relevância desses dois grupos sociais, diversos pensadores desse período começaram a tematizar os problemas da desigualdade e da miséria que ainda se faziam presentes em um tempo capaz de produzir tantas riquezas.

Podemos observar que, entre o fim das guerras napoleônicas e as revoluções de 1848, um grupo de intelectuais elaborou teorias preocupadas em resolver essa questão. Ao longo do tempo, na medida em que suas obras foram sendo interpretadas, este conjunto de ideias acabou ficando conhecido como socialismo utópico.

A utilização desse termo foi justificada pelo fato desses socialistas acreditarem que seria possível realizar a transformação da sociedade sem que houvesse um conflito entre burgueses e proletários. Em certa medida, a preocupação dos utópicos em resolver as desigualdades sem o choque entre as classes nos mostra uma influência da ótica liberal na perspectiva destes pensadores.

Um dos primeiros socialistas utópicos foi Conde de Saint-Simon (1760 - 1825), que teorizou a divisão da sociedade entre “produtores” e ”ociosos”. Nesse aspecto, ele acreditava que a sociedade deveria ser composta por uma maioria de produtores capazes de gerar riquezas. Segundo Saint-Simon, as empresas capitalistas poderiam existir desde que assumissem várias responsabilidades sociais para com a classe trabalhadora.

Um pouco mais tarde, o francês Charles Fourier (1772 - 1837) apontou que as relações econômicas deveriam se organizar em instituições fundadas por princípios de associação e cooperativismo. Dessa forma, idealizou a concepção de comunidades produtivas, compostas por aproximadamente 1.800 trabalhadores, chamadas de falanstérios. Ao longo de sua vida, Fourier nunca conseguira o apoio de empresários e investidores simpáticos ao seu modelo econômico.

Robert Owen (1771 – 1858) pode ser visto como um dos mais atuantes pensadores do socialismo utópico. Na condição de administrador, teve a oportunidade de observar claramente as penosas condições às quais os trabalhadores eram submetidos. A partir dessa experiência, resolveu dedicar-se à criação de cooperativas que negassem o individualismo e a lógica egoísta das empresas capitalistas.

Na Escócia, após assumir o controle de uma empresa produtora de algodão, Owen estabeleceu um regime de trabalho de dez horas e oferecimento de instrução escolar a seus empregados. Passado algum tempo, o sucesso alcançado por seu modelo acabou gerando fortes manifestações oposicionistas. Com isso, foi para os Estados Unidos e criou uma nova cooperativa chamada New Harmony.

Quando retornou à sua terra natal, Robert Owen se deparou com a completa falência das cooperativas que tinha ali concebido. De fato, seria um tanto quanto difícil ir contra a lógica e os demais padrões que imperavam na maioria das atividades econômicas. Com isso, talvez decepcionado pela falência de seu projeto, acabou se dedicando à criação das primeiras associações de trabalhadores, conhecidas como trade-unions.

Do ponto de vista crítico, não podemos simplesmente acreditar que os ideólogos do socialismo utópico eram superficiais ou completamente equivocados. Mesmo não observando a aplicabilidade de suas teorias, as noções lançadas pelos membros desse movimento de ideias tiveram papel fundamental para que outros intelectuais pudessem conceber novas reflexões sobre a sociedade capitalista.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Socialismo Utópico








5 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 07/03/2014 | Bianca Alves
    Usuário

    Gostei muito da sua explicação , me ajudará bastante em um trabalho . Obrigada :D

  • terça-feira | 07/05/2013 | lolo
    Usuário

    eu amei vou sempre visita me ajudou muito

  • quarta-feira | 24/04/2013 | bibi
    Usuário

    adorei vou visitar sempre os textos são impressionantemente maravilhoso

  • terça-feira | 11/09/2012 | paty rodrigues
    Usuário

    muitooo bom me ajudou bastante!!!