Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Contemporânea Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial ceifou milhares de vidas ao longo de seus seis anos de duração.
O fim da Primeira Guerra Mundial, dado no ano de 1918, estabeleceu uma série de situações que nos revelou o desenrolar de um novo conflito que não iria só envolver as grandes potências da época, mas também traria consequências bem mais desastrosas. De fato, entre os anos de 1939 e 1945, a Segunda Guerra Mundial revelaria ao planeta que as antigas disputas imperialistas que permeavam o sistema capitalista desde o século XIX ainda não tinham sido resolvidas.

Um dos primeiros indícios dessa questão pode ser visto no fracasso da Liga das Nações, criada no ano de 1919. Este órgão teria como função primordial negociar os diferentes interesses entre as nações e estabelecer ações diversas que viessem a atuar em favor da paz mundial. Contudo, a falta de apoio e sustentação política desse organismo internacional fez com que o projeto falhasse. De tal forma, o cenário político internacional estava longe de alcançar algum tipo de equilíbrio.

Outro fator de suma importância foi a assinatura e a vigência do Tratado de Versalhes, oficializado em janeiro de 1919. Dado como o principal acordo da Primeira Guerra Mundial, tal tratado impôs uma série de restrições, penas e indenizações sobre as nações que tinham perdido o conflito. Deste modo, ao invés de alcançar a paz, o tratado serviu somente para fomentar as diferenças e revanches que viriam a sustentar ideologicamente a ocorrência de uma nova guerra.

Não bastando tais fatores, também devemos salientar o estouro da crise de 1929 enquanto elemento central para a ocorrência da Segunda Guerra. Além de afetar diretamente a economia norte-americana, essa mesma crise foi responsável pela retração da economia de vários países ainda assolados pela Primeira Guerra. Em pouco tempo, o desemprego, a inflação e a retração produtiva se tornaram a dura realidade de várias nações que já se encontravam economicamente fragilizadas.

Foi daí que, entre o fim da década de 1920 e o início da década de 1930, as tendências políticas totalitaristas passaram a triunfar vertiginosamente no continente europeu. O nazismo e o fascismo cresceram, oferecendo propostas que pretensamente resolveriam as mazelas daqueles tempos. Sustentados por um discurso antidemocrático e fortemente nacionalista, os signatários do totalitarismo defenderam a organização de um novo conflito para a resolução das antigas disputas territoriais e econômicas.

Iniciada em 1939, a Segunda Guerra Mundial foi um conflito marcado pelo desenvolvimento de uma tecnologia de destruição nunca antes vista em toda a História. Metralhadoras, aviões, bombas e granadas foram aperfeiçoadas com o objetivo de destruir milhares de vidas com um único golpe. Não por acaso, esse terrível conflito acabou tendo a utilização da bomba atômica como seu último golpe, atingindo em cheio os valores e certezas de toda uma época.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Artigos de "Segunda Guerra Mundial"



Deixe seu comentário para

Segunda Guerra Mundial








2 comentários

Faça seu Login

  • terça-feira | 17/07/2012 | josue
    Usuário

    eu nao achei o qe eu esperava sobre este conteudo mais foi uma boa iniciativa

  • quarta-feira | 18/04/2012 | GISELIA BRAS...
    Usuário

    gostei de ler sobre a guerra mundial