Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Moderna
Idade Moderna
O Palácio de Versalhes é um dos principais símbolos da monarquia absolutista que vigorou durante a Idade Moderna

A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. Com as grandes navegações iniciadas no século XV, as diversas partes do planeta começaram a se integrar nessa época.

O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo.

A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.

Esse rico período histórico está bem retratado nesta seção do site Mundo Educação, com artigos sobre os mais variados assuntos para que você possa realizar sua pesquisa e estudos.

Seções de "Idade Moderna"

Os cátaros sofreram forte oposição dos líderes da Igreja Católica durante a Idade Média.

Reforma Protestante

Reforma Protestante, movimento reformista, Idade Média, Idade Moderna, cátaros, movimento cátaro,...

Absolutismo: o regime que marcou a passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Absolutismo

Absolutismo, Idade Média, Idade Moderna, entraves comerciais, centralização do poder político,...

Artigos de "Idade Moderna"



Deixe seu comentário para

Idade Moderna








0 comentários

Faça seu Login