Fases da Segunda Guerra Mundial

Fases da Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial e suas diversas facetas

A Segunda Guerra Mundial teve início em 1939, a partir da invasão que a Alemanha realizou em território polonês. A Liga das Nações, formada principalmente pela Inglaterra e França, havia acordado com os alemães quanto a não invasão da Polônia, mas Hitler passou por cima desse acordo, em 1939, iniciando, então, a Segunda Guerra Mundial.              

Os países do Eixo eram compostos pela Alemanha, Itália e Japão; e os países aliados eram formados inicialmente pela Inglaterra e França – posteriormente, uniram-se aos aliados a Rússia e os Estados Unidos da América. A Segunda Guerra Mundial apresentou duas grandes fases: a primeira fase (1939-1942) e a segunda fase (1942-1945).

A primeira fase (1939-1942) foi marcada por uma rápida expansão territorial dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Nessa fase, os alemães realizaram a chamada ‘Guerra Relâmpago’, achando a Europa e outras partes do mundo desprevenidas. Aproveitando-se da situação, Hitler realizou rápidos e simultâneos ataques, utilizando armas de longo alcance, tanques e a Força Aérea Alemã (Lufwaffe).

Em apenas três semanas de guerra, a Polônia foi dominada e repartida pelos alemães. A parte ocidental do território polonês ficou sob domínio nazista; e a parte oriental foi controlada pelos soviéticos. A divisão da Polônia entre a Alemanha e a União Soviética ficou acordada no Pacto Germano-Soviético de 1939.

Outra ofensiva alemã se deu ao norte da Europa, no ano de 1940. A Alemanha conquistou a Dinamarca, a Noruega, a Holanda, a Suécia (onde exploraram a grande produção de aço sueco) e a França.

A Alemanha dominou o norte da França, e a parte sul do país ficou sob domínio francês, governada pelo Marechal Pétain, que colaborou com os alemães, instalando o governo de Vichy. Entretanto, não foram todos os franceses que se ‘venderam’ aos nazistas – muitos, juntamente com o General Charles De Gaulle, formaram a resistência francesa.

Após dominar quase toda a Europa continental, Hitler voltou-se para a Inglaterra, o único país que resistiu aos ataques alemães. A marinha inglesa impediu a invasão alemã pelo mar, e a Força Aérea Inglesa (RAF) mostrou-se superior à esquadra alemã, evitando a derrota inglesa.

A segunda fase da guerra (1942-1945) foi marcada pela contraofensiva dos Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética. Em 1941, os exércitos alemães, carentes de mantimentos, de combustíveis e de matérias-primas, resolveram invadir a Rússia em busca desses produtos. Houve, então, o rompimento do Pacto Germano-Soviético de não agressão entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin.

O exército alemão invadiu a Rússia em 1941, massacrou o exército vermelho soviético e conquistou Moscou, a capital russa. A contraofensiva russa ocorreu no ano de 1943, quando os russos reorganizaram o exército vermelho e derrotaram os nazistas na Batalha de Stalingrado. A derrota para os russos foi a primeira grande baixa no exército alemão durante a guerra. Os soviéticos iniciaram uma marcha para Berlim (capital da Alemanha), fato que ficou conhecido como primeira frente, momento que os aliados começaram a marcha para conquistar os nazistas. Começava, assim, o declínio do Eixo.

 

Com a entrada dos Estados Unidos da América, os aliados ganharam um grande poder bélico. Esse fato foi fundamental para a vitória dos aliados contra o Eixo, em 1945. Portanto, a entrada dos Estados Unidos e da Rússia foi um dos principais fatores que marcaram a segunda fase da guerra.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Fases da Segunda Guerra Mundial








0 comentários

Faça seu Login