Evolucionismo

Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.

Evolucionismo
Estátua de Charles Darwin no Museu de História Natural de Londres

Evolucionismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam. O principal cientista ligado ao evolucionismo foi o inglês Charles Robert Darwin (1809-1882), que publicou, em 1859, a obra Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida, ou como é mais comumente conhecida, A Origem das Espécies.

Darwin elaborou sua principal obra a partir de uma pesquisa realizada em várias partes do mundo, após uma viagem de circum-navegação ocorrida entre 1831 e 1836, coordenada pelo Almirantado britânico. Nessa viagem, o cientista inglês pôde perceber como diversas espécies aparentadas possuíam características distintas, dependendo do local em que eram encontradas.

Darwin pôde perceber ainda que entre espécies extintas e espécies presentes no meio ambiente havia características comuns. Isso o levou a afirmar que havia um caráter mutável entre as espécies, e não uma característica imutável como antes era comum entender. As espécies não existem da mesma forma ao longo do tempo, elas evoluem. Durante a evolução, elas transmitem geneticamente essas mudanças às gerações posteriores.

Entretanto, para Darwin, evoluir é mudar biologicamente (e não necessariamente se tornar melhor), e as mudanças geralmente ocorrem para que exista uma adaptação das espécies ao meio ambiente em que vivem. A esse processo de mudança em consonância com o meio ambiente Charles Darwin deu o nome de seleção natural.

Charge de Charles Darwin como um macaco, em capa da revista satírica La Petite Lune
Charge de Charles Darwin como um macaco, em capa da revista satírica La Petite Lune

A teoria elaborada por Charles Darwin causou grande polêmica no meio científico. Isso mesmo tendo existido antes dele cientistas que já afirmavam que toda a alteração no mundo orgânico, bem como no mundo inorgânico, é o resultado de uma lei, e não uma intervenção miraculosa, como escreveu o naturalista francês Jean-Baptiste de Lamark (1744-1829).

Havia ainda à época uma noção de que as espécies tinham suas características fixadas desde o início de sua existência, não havendo o caráter de mudança não divina apontada pelo cientista inglês. Tal concepção era fortemente influenciada pela filosofia religiosa cristã, da criação por Deus de todos os seres vivos desde o início do mundo. Até Charles Darwin teve suas convicções religiosas abaladas com os resultados de suas pesquisas, o que o levou a se recusar a apresentá-los por cerca de vinte anos.

Uma polêmica constante na teoria evolucionista está relacionada com os seres humanos. No que se refere à evolução de homens e mulheres, o evolucionismo indica que nós temos um ancestral comum com algumas espécies de macacos, como o chimpanzé. Pesquisas recentes de decodificação do genoma indicam uma semelhança de 98% entre os genes de seres humanos e chimpanzés. Porém, isso não quer dizer que o homem descende do macaco. Indica apenas que somos parentes.



Deixe seu comentário para

Evolucionismo








98 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 05/10/2014 | joão
    Usuário

    É sempre bom ter um estudo mais complexo antes de sair opinando. No dia a dia, costumamos nos referir a expressão 'teoria' como como sendo algo superficial, simplório, uma especulação. Entretanto nas investigações científicas, o termo se refere a uma hipótese confirmada por inúmeras experimentações, com alto grau de precisão, durante muito tempo. Assim estas são dignas de bastante credibilidade. a teoria da evolução, assim como a teoria da Gravitação Universal, são alguns exemplos

  • sábado | 20/09/2014 | hermes soares
    Usuário

    Eu acho curioso essa teoria os cientistas nao acredita em Deus por que nao pode prova que Deus existi ,mas eles tambem nao pode prova cientificamente que ha mudança de especie.

  • sexta-feira | 22/08/2014 | Bruna
    Usuário

    Claro que nao somos nada dos primatas, se fosse da evolução, hoje eles nao existiriam.

  • terça-feira | 19/08/2014 | Valentina
    Usuário

    Nao somos nem parentes dos primatas ou outros, pois foi DEUS q criou o mundo e tbm os seres humanos , e esses cientistas as vezes eles passam dos limites , ainda bem q é uma teoria é uma suposição.affs