Você está aqui Mundo Educação História Geral Idade Antiga Civilização Grega

Civilização Grega

Civilização Grega

A civilização grega surgiu a partir da reunião de diversos povos que se fixaram na região da Península Balcânica, entre o Mar Tirreno e a Ásia Menor há cerca de 4000 anos atrás. Em seu território acidentado, a agricultura foi uma atividade que contou com poucas áreas disponíveis para o plantio. Em contrapartida, o acesso a diferentes mares e regiões fez do comercio uma das mais importantes atividades do mundo grego.

A política grega é, ainda hoje, um grande referencial para as instituições do tempo presente. Na cidade Atenas cunhou-se as bases do conceito de democracia. Além disso, várias instituições representativas gregas são vistas como grande fonte de inspiração para alguns governos da contemporaneidade. As idéias de muitos legisladores gregos levantam questões ainda discutidas no Direito.

Em âmbito cultural a influência do pensamento grego atravessou os vários séculos da existência humana. A partir dos conflitos existenciais encontrados nos relatos míticos sobre os heróis e deuses gregos, vários conceitos da psicanálise moderna foram elaborados. A filosofia grega levantou problemas da relação do homem com o mundo que ainda são extensamente discutidos.

Nas artes, a escultura e arquitetura revelaram um senso estético complexo, que ainda fundamenta as noções de beleza de boa parte da civilização ocidental. A matemática e a geometria desses povos trouxeram muitas teorias, fórmulas e equações estudadas em nossas instituições de ensino. Todo o esplendor e riqueza da Grécia Antiga observam-se na formação mista de povos que ocuparam a região. Os cretenses, aqueus, eólios, jônios e dórios são os principais grupos a formarem a civilização grega.

Genericamente, a história da Grécia Antiga é dividida em quatro diferentes períodos. O primeiro deles é o Período Pré-Homérico, entre os séculos XX e XII a.C., que conta o processo de ocupação do território grego. Logo em seguida temos o Período Homérico (XII-VIII a.C.) quando ocorre o aparecimento comunidades gentílicas até a formação das primeiras cidades-Estado.

No Período Arcaico (VIII – VI a.C.), ocorre o processo de expansão marítimo-comercial grega juntamente com a fixação de colônias na porção norte do litoral do Mar Mediterrâneo. Considerado o auge da história da Grécia Antiga, o Período Clássico (V – IV) fica marcado pela intensa atividade artística e intelectual e a deflagração dos principais conflitos envolvendo os gregos.

Na parte final da história grega, durante o Período Helenístico (IV – I a.C.), temos a ocorrência da dominação promovida pelos povos macedônios. Sob o comando de Alexandre, O Grande, a cultura grega sofreu contato com valores das culturas orientais. No século II a.C. será a vez dos romanos incorporarem o conjunto de tradições e costumes helênicos e, por fim, desarticularem o Antigo Mundo Grego. 

Artigos de "Civilização Grega"



Deixe seu comentário para

Civilização Grega








44 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 03/02/2014 | vinicius queiros
    Usuário

    gostei me ajudou muito na minha pesquisa

  • segunda-feira | 10/12/2012 | gabrielly
    Usuário

    ameiiiiiiiiiiiii tem tudo o que eu quoro aqui

  • quarta-feira | 28/11/2012 | Evertton Silva
    Usuário

    Gostei muito desse site curto mais bedm aprofundado !

  • sexta-feira | 16/11/2012 | vitor faustino
    Usuário

    eu gostei muito desse testo