Você está aqui Mundo Educação História Geral Pré-História A Evolução do Homem

A Evolução do Homem

A Evolução do Homem
Os diversos estágios conhecidos do processo evolutivo que deu origem à espécie humana.

De acordo com diversas pesquisas cientificas, o aparecimento dos primeiros ancestrais do homem surgiu a cerca de 3,5 – 4 milhões de anos atrás. Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Segundo alguns estudos, os sucessores do Australopithecus foram os Homo habilis (2,4 milhões de anos) e o Homo erectus, o qual haveria surgido há aproximadamente 1,8 milhões de anos atrás. O seu maxilar apresentaria uma consistência maior e seus dentes seriam mais largos. Além disso, tinha uma caixa craniana de maior porte e uma postura mais ereta. Segundo consta, este teria habitado regiões diversas da África e da Ásia como o Java, China, Etiópia e Tanzânia.

A partir do processo evolutivo sofrido por esse último espécime, haveria surgido o chamado Homo sapiens, uma espécie da qual descenderia o Homo neanderthalensis. Este integrante do processo evolutivo humano teria vivido entre 230 e 30 mil anos atrás. De acordo com os estudos a seu respeito, o neanderthalensis produzia armas e utensílios com maior sofisticação e realizavam rituais funerários simples. Durante algum tempo, teria vivido juntamente como o Homo sapiens moderno.

Este último corresponde a nossa espécie e teria surgido no planeta há cerca de 150 mil anos atrás. De acordo com os estudos sobre esse último estágio da escala evolutiva, o Homo sapiens moderno teve a incrível capacidade de se espalhar em outras regiões do mundo em um relativo curto espaço de tempo. Aproveitando das conquistas consolidadas por seus ancestrais, teve a capacidade de desenvolver a linguagem, dominar o fogo e construir instrumentos diversos.

Com a interrupção desse processo, dava-se início a outros processos que empreenderiam a formação de manifestações e organizações sociais mais completas. Depois disso, ocorreriam as transformações que encerrariam o extenso Período Paleolítico, que termina em 8000 a.C.. Logo em seguida, ocorreria o desenvolvimento do Período Neolítico (8000 a.C. – 5000 a.C.) e a Idade dos Metais, que vai de 5000 a.C. até o surgimento da escrita, que encerra a Pré-história.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

A Evolução do Homem








178 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 09/04/2014 | isapkm
    Usuário

    muito bom

  • terça-feira | 08/04/2014 | marcel Willian
    Usuário

    valeu a pena

  • segunda-feira | 07/04/2014 | amanda
    Usuário

    A evolução do Homem de acordo com a minha pesquisa os cientificas o Homem tem uma comparação do macaco com o cachorro com todos os Homens e como sempre dizem o primeiro amigo Homem e os animais

  • quinta-feira | 27/03/2014 | Mario novela
    Usuário

    Deus é o unico criador e fez o homem completo sem passar de nenhum estagio de evoluçao. Se considerarmos a evoluçao actualmente, podemos dizr que de um tempo pra ca o homem parou de evoluir, apenas preocupa-s em melhorar as tecnologias. A evoluçao mente, SOMENTE DEUS É O CRIADOR DE TUDO, e somente em 1dia fez homem e a mulher cambos completos. Se ignorares a Criaçao, ignoras tambem a sua existencia, tudo que esta acontecendo, Deus ja o tinha dito... Tamos nos ultimos dias da exisencia de todo o homem perverso, que nega DEUS, Ele te deu e te da ainda agora uma chanse pra lhe dizr sim, e mudar de atitudes.... Que Deus te abensoe ricamente.