Você está aqui Mundo Educação História do Brasil Governos Militares
Governos Militares
Castelo Branco foi o primeiro dos presidentes da Ditadura Civil-Militar iniciada em 1964

Um dos períodos mais marcantes da história da República do Brasil foi constituído pelos Governos Militares, que exerceram o poder de forma ditatorial entre os anos de 1964 e 1985.

O período foi marcado por uma intensa repressão e perseguição aos grupos políticos de esquerda, e mesmo a alguns de centro, como os liberais que se opunham à supressão das liberdades da democracia liberal.

Durante o período houve torturas e assassinatos por parte das forças militares e policiais. Do lado dos grupos de esquerda, uma resistência armada também foi realizada, resultando em confrontos com os militares, sendo que, nesses casos, baixas ocorreram em ambos os lados. Sequestros de embaixadores também constituíram uma forma de pressão por parte dos grupos que eram perseguidos pela ditadura.

A repressão, aliada a uma estratégia econômica de aproximação com o capital internacional, proporcionou o crescimento econômico em alguns setores, principalmente o industrial. Esse crescimento serviu como propaganda da Ditadura Civil-Militar, principalmente no início da década de 1970, quando estava em curso o milagre econômico brasileiro.

Mas a resistência à ditadura ocorreu também no aspecto cultural, pois as produções artísticas cinematográficas, teatrais e musicais colocavam-se contra o regime instaurado em 1964. Criaram-se ainda formas de burlar a censura necessária para que essas produções chegassem ao público.

O Mundo Educação, através da seção sobre Governos Militares, apresenta artigos sobre esse período histórico de suma importância para os rumos tomados pelo país após a década de 1970 até os dias atuais.

Boa leitura!

Artigos de "Governos Militares"



Deixe seu comentário para

Governos Militares








2 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 06/08/2015 | LUIZ
    Usuário

    HOJE EM DIA,PARECE QUE ESTÁ MAIS DIFÍCIL TIRAR UM PRESIDENTE,O CERTO É;O POVO ESCOLHE, O POVO TIRA;HÁ EVIDÊNCIAS DE CORRUPÇÃO,FRAUDE,ETC;PORÉM,NADA ADIANTA.NO CASO DA DILMA,APARECEU ATÉ NA INTERNET A MULHER QUE APERTAVA E SÓ DAVA ELA,O RAPAZ QUE FALOU NA INTERNET QUE CONTOU VOTOS FALSOS E SABIA DAS URNAS FALSIFICADAS.AS PESSOAS QUE FORAM VOTAR,EM PARANAGUÁ E JÁ TINHAM VOTADO,ENTÃO ,TOFFOLI FALOU QUE BASTARIAM ASSINAR,ESTÁ TUDO GRAVADO,VEJAM AS IMAGENS,MAS,PARECE QUE ATÉ A TV É CÚMPLICE;O QUE FAZER?LULA FALOU COM ROBERTO MARINHO,RADIO GLOBO,TRANSAMÉRICA,TV BANDEIRANTES,OURO VERDE,7 JORNALISTAS EM 2010,DILMA FALOU COM O PRESIDENTE DO STF,PRA SER ELEITA;DEU AINDA NA GLOBONEWS E DAÍ,POR FAVOR,FAÇAM ALGUMA COISA.

  • terça-feira | 25/11/2014 | Flávinh...
    Usuário

    Eu gostei muito do seu site que vc vez,esse site e ajudou muito nome estudo.Obrigado!!!?????? ?????? (y)(y)(y)(y)(y)(y)