Whatsapp icon Whatsapp

Governo de Tomé de Sousa

Tomé de Sousa foi o primeiro a assumir o cargo de governador-geral do Brasil.
Tomé de Sousa foi o primeiro a assumir o cargo de governador-geral do Brasil.

Mediante o insucesso do sistema de capitanias hereditárias, o rei português Dom João III resolveu tomar uma medida que pudesse viabilizar o processo de colonização do Brasil. Na época, entre as décadas de 1530 e 1540, os donatários encontravam enormes dificuldades para proteger duas capitanias, promover atividades econômicas lucrativas e responder contra a resistência dos índios. Foi então que, em 1549, um decreto da Coroa Portuguesa nomeava Tomé de Sousa como o primeiro governador-geral do Brasil.

Tendo laços com a nobreza lusitana, Tomé de Sousa era filho ilegítimo da união ocorrida entre Dom João de Sousa e dona Mércia Rodrigues de Faria. Na década de 1530, já envolvido com as expedições marítimas portuguesas, Tomé de Sousa participou de expedições militares no norte da África. No ano de 1536, recebeu título e compensações financeiras do governo português mediante os serviços prestados à Coroa. Três anos depois, recebeu o título de cavaleiro pelos feitos militares em Ceuta.

Chegando ao Brasil em março de 1549, Tomé de Sousa ocupou o posto de governador- geral junto a uma tropa composta por mil homens. Fixando-se na Baía de Todos os Santos, realizou a fundação da cidade de Salvador, considerada a primeira capital do Brasil. Nesse mesmo tempo, criou os cargos de capitão-mor, ouvidor-mor e provedor-mor. Todos estes, incumbidos de auxiliar nas ações administrativas, militares e judiciais da colônia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Logo em seguida, mostrando a cooperação entre Estado e Igreja, criou o primeiro bispado do Brasil, chefiado por Dom Pero Fernandes Sardinha. Já em sua chegada à colônia, Tomé de Sousa trouxe uma leva de padres jesuítas destinados à conversão religiosa dos nativos. Além disso, preocupou-se com a dinamização do processo colonizador ao realizar a fundação de câmaras municipais e incentivar a plantação de cana-de-açúcar pelo território.

No ano de 1553, se dirigiu até à capitania de São Vicente com o intuito de fortalecer as atividades econômicas da região e combater a ação dos corsários europeus. Nesse tempo, realizou a fundação da vila de Itanhaém e organizou a construção de um forte na região de Bertioga. Nesse mesmo ano, retornou à Portugal e repassou as suas funções de governador-geral para Duarte da Costa.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Mundo Educação

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa
video icon
Escrito"Por que choramos quando cortamos cebola?" sobre imagem do professor chorando e várias cebolas cortadas.
Química
Por que choramos quando cortamos cebola?
Por que choramos quando cortamos cebola? Entenda as reações químicas envolvidas e como evitar esse processo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.