Você está aqui Mundo Educação História do Brasil Brasil Colônia Economia Mineradora

Economia Mineradora

Economia Mineradora
A mineração promoveu a urbanização do interior do Brasil.
Esperada desde o início das atividades exploratórias sob terras brasileiras, a descoberta de metais preciosos pela administração colonial portuguesa só aconteceu no fim do século XVII. O anúncio dessa nova atividade de exploração inaugurou uma nova fase da história do Brasil colonial.

Desde então, a chegada dos portugueses atraídos pelo ouro e pela prata motivou um processo de povoamento das regiões interioranas no país. Essa ocupação do interior se fez presente desde o período da União Ibérica (1580-1640), quando o domínio espanhol e a falta de escravos impulsionaram os bandeirantes a desbravarem os sertões. Foi por meio dessas empreitadas, que as primeiras regiões auríferas foram descobertas na região de Minas Gerais e, posteriormente, Mato Grosso e Goiás.

A região, inicialmente explorada pelos bandeirantes nativos, logo assistiu a chegada de vários súditos da Coroa Portuguesa. A corrida pelo ouro chegou a provocar um conflito entre portugueses e bandeirantes, que ficou conhecida como A Guerra dos Emboabas. Depois de garantido o controle sobre tais regiões, a metrópole também teve preocupação em aprimorar seu sistema de tributação e fiscalização sobre as possessões auríferas.

As áreas mineradoras passaram a ser cercadas por oficias do poder metropolitano e novos impostos foram criados na época. Nas casas de fundição, o ouro era fundido e marcado pelo brasão da Coroa Portuguesa. Vários impostos foram criados sobre a atividade mineradora e à medida que as reservas se escasseavam as cobranças só aumentavam. Ainda assim o contrabando era uma atividade recorrente. A opressão portuguesa recebeu forte resposta como na Revolta de Filipe do Santos e na Inconfidência Mineira.

Além de potencializarem as tensões entre a colônia e a metrópole, a mineração também trouxe certa dinamicidade na economia interna. A pecuária e a agricultura nas regiões Sul e Nordeste cresceram com a demanda por víveres nas regiões mineradoras. Ao mesmo tempo, a mineração imprimiu outra dinâmica na trajetória econômica dessas regiões, já que o foco das atividades iniciou-se nos centros urbanos para só depois, com a decadência da mineração, se voltar para o campo.


Por Rainer Sousa
Mestre em História

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Economia Mineradora








7 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 07/05/2014 | Ketelen Bianca
    Usuário

    diferentemente do que está acontecendo nessa forma de governo. Apoio a ditadura. Sei que vocês estão se perguntando: o que a ditadura tem haver com a economia? Ah gente, muita coisa! Não sei se vocês lembram, mas na ditadura não tinha tanta corrupção e tantos impostos altos como atualmente... Só queria saber como é que faz pra ditadura voltar. Vocês preferem ficarem aí gastando seu dinheiro com impostos altíssimos que muitas vezes nem contribui pra você, ou tirar pelo menos um pouco da liberdade?

  • quarta-feira | 07/05/2014 | Ketelen Bianca
    Usuário

    No ano passado, fizemos protestos com vários objetivos, e um dos principais foi justamente a economia do nosso país (que os políticos deveriam abaixar os impostos), mas não aconteceu praticamente nada... Os políticos não tem mais medo! Mas também acho feio usarem a violência de armas pra conseguirem abaixar os impostos em pleno século XXl. O que os outros países falariam de nós? Principalmente os Estados Unidos que na maioria da parte é considerado um país que critica, mas pelo menos é governado de maneira correta! Acho que a ditadura militar deveria voltar... Sei que todos nós perderíamos a liberdade, mas pelo menos, seus familiares não morreriam por culpa de outras pessoas tão facilmente, pois o ditado da ditadura é "Olho por olho, dente por dente" e se matar, é morto ou preso, diferen*

  • segunda-feira | 29/10/2012 | RJ
    Usuário

    Simplismente d sou apaixonado(a) por história! é fscinante!!!!

  • quarta-feira | 19/10/2011 | marinara...
    Usuário

    é tudo normal a historia do brasil é muito interesante desde do seculo XVII é muito interesante a mineração e as outras épocas...etc...