Você está aqui Mundo Educação Gramática Verbo Verbos defectivos

Verbos defectivos

Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.

Os motivos pelos quais esse fato ocorre são variados: alguns verbos se fossem conjugados iriam se confundir com outros, como é o caso de “falar” e “falir”, os quais na 1ª pessoa do indicativo ficariam do mesmo modo “falo”. Assim, somente o verbo “falar” tem conjugação na primeira pessoa do singular do presente do indicativo.

Além do problema de equívoco que os verbos defectivos poderiam causar, como exposto anteriormente, há ainda outras causas: algumas formas são repudiadas por questão de provocarem sons desagradáveis, ou por não serem usuais, ou por desenvolverem conotações pejorativas.

São exemplos de alguns verbos defectivos: adequar, falir, doer, reaver, abolir, banir, brandir, carpir, colorir, delir, explodir, ruir, exaurir, demolir, puir, delinqüir, fulgir (resplandecer), feder, aturdir, bramir, esculpir, extorquir, retorquir, soer (costumar: ter costume de), etc.

Estes verbos, em sua maioria, são conjugados apenas na primeira e segunda pessoa do plural do modo indicativo, na segunda pessoa do plural do modo imperativo e não possuem flexões no presente do subjuntivo.

Porém, a fixação dos modos de se conjugar os verbos depende muito dos falantes e, portanto, pode ser alterada, conforme os usuários da língua comecem a utilizar determinada forma. Este fato está ocorrendo com o verbo “adequar”, flexões como “adéquo”, “adeqúa” vem sendo empregadas pelos falantes. Quem sabe em breve todas as flexões deste verbo serão “corretas” para os gramáticos? Pois isso já aconteceu antes com os verbos polir, emergir, agir.

Observamos que o fato de um verbo ser caracterizado como defectivo, não quer dizer que será assim o tempo todo. A língua é viva e nós, como falantes nativos, podemos adequar a escrita à fala, de acordo com a necessidade da época em que estamos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Verbos defectivos








77 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 12/04/2014 | julia
    Usuário

    não entendi nada mas eu copie e acho que vou me dar bem em meu trabalho

  • segunda-feira | 13/01/2014 | nao digo o meu...
    Usuário

    este site e muito bom continuem assim:)

  • quinta-feira | 20/06/2013 | pedro bomzinho...
    Usuário

    muito bom,esta materia esta bem resumida deu para tirar o conteudo que há,Bom dia e mais conteudo esperamos na vossa parte. havemos de contribuir no conteudo.

  • segunda-feira | 17/06/2013 | mariana
    Usuário

    eu gostaria muito mesmo que vocês me ajudassem na minha lição de casa gostaria de saber qual a justificativa da gramatica normativa ao classificar os verbos defectivos dessa forma e também gostaria de saber a justificativa da gramatica normativa ao classificar os verbos abunndante dessa forma!!!