Você está aqui Mundo Educação Gramática Ortografia Umidecido ou umedecido?

Umidecido ou umedecido?

Para saber se a grafia correta é umidecido ou umedecido, é preciso analisar o verbo umedecer, e não o adjetivo úmido.

Umidecido ou umedecido?
No verão, é importante umedecer a pele, pois todos a querem hidratada, mas ao escrever a informação, há dúvida entre pele umidecida ou umedecida

A língua portuguesa possui muitas regras ortográficas e elas são essenciais para que haja um padrão na língua. Já imaginou se todos pudessem escrever de acordo com o que pensam? Como haveria comunicação? O entendimento seria praticamente impossível. Então, para que a comunicação escrita não seja um problema, é preciso que sejam seguidos alguns critérios. Entretanto, o que foi feito para auxiliar tem atrapalhado muita gente, pois as dúvidas ortográficas são frequentes. Por exemplo, qual é a forma correta: umidecida ou umedecida? Por quê?

A dúvida na grafia dessa palavra surge porque, em português, muitas palavras são formadas por derivação, ou seja, as palavras primitivas dão origem a outras palavras a partir de acréscimos de sufixos ou prefixos. As palavras derivadas, em geral, seguem as mesmas regras ortográficas das primitivas. Entretanto, existem palavras que, apesar de serem da mesma família, podem sofrem modificações. O substantivo é umidade e o adjetivo é úmido, logo o verbo será umidecer e o particípio umidecido, certo?  Errado! É provável que sua pergunta seja: mas por quê? Então, vamos aos esclarecimentos:

Embora as palavras umidade, úmido, umedecer e umedecido pertençam à mesma família, elas sofrem variação. Isso acontece provavelmente por questões etimológicas (ligadas à história da palavra), mas o fato é que umedecido é o particípio da forma verbal umedecer. Logo, o particípio relaciona-se ao verbo umedecer, e não ao adjetivo úmido, por isso, a forma correta é umedecido.

A confusão entre a grafia das palavras úmido e umedecido ocorre porque ambas exercem a função de adjetivo. Úmido é adjetivo desde o seu “nascimento” e umedecido ganha esse status por ser particípio.

O particípio é uma forma nominal e possui essa classificação por não apresentar as desinências que indicam o modo, o tempo, o número e a pessoa. Sua terminação é fixa (-ado, -ido), dependendo apenas da conjugação verbal, ou seja, se o verbo pertence à 1ª, à 2ª ou à 3ª conjugação.

O particípio flexiona-se em gênero e número, além de, como já foi dito, poder exercer o papel de adjetivo. Por isso, alguns se equivocam no momento da escrita, pois comparam o particípio, que pode exercer a função de um adjetivo, mas é derivado do verbo umedecer, com o adjetivo úmido, que se relaciona ao substantivo umidade.  Por isso, cuidado: O lenço é umedecido, e não umidecido como querem alguns.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Umidecido ou umedecido?








0 comentários

Faça seu Login