Whatsapp icon Whatsapp

Tinham ou tinha?

A conjugação do verbo “ter” é assunto de muitas dúvidas, não propriamente do próprio verbo, mas de seus derivados. Vejamos algumas considerações:

O verbo “ter” quando no sentido de “existir” é impessoal e ficará na 3ª pessoa do singular.
Por esse motivo, é errado dizer: Tinham muitas coisas para fazer. O certo é: Tinha muitas pessoas no clube, Tinha possibilidades de você permanecer?

Se o verbo “ter” estiver auxiliando o verbo “haver” permanecerá na 3ª pessoa do singular: Tinha havido várias reuniões antes desta.

Alguns derivados do verbo “ter” são: manter, reter, deter, obter, conter, entreter, dentre outros.

As conjugações dos verbos derivados do “ter” são constantemente causas de equívocos na língua: Se o banco não manter o meu talão de cheque, mudo para outro. Se você reter líquido, poderá ter má circulação.

No presente do indicativo a conjugação fica: eu tenho, eu retenho, eu detenho, eu obtenho, eu contenho, eu entretenho.

A conjugação no futuro do subjuntivo é acompanhada de “quando” ou “se” e indica possibilidade: quando eu tiver, se o banco retiver, se ele detiver, se eu obtiver, quando isso contiver, quando ela entretiver.

Então, retomando as frases expostas em parágrafo acima, o certo será: Se o banco não mantiver o meu talão, mudo para outro. Se você retiver líquido, poderá ter má circulação.

Quando ficar em dúvidas, consulte a conjugação do verbo “ter”, pois os derivados deste seguem o mesmo padrão. Logo, se no futuro do presente o verbo “ter” apresenta a seguinte conjugação: eu terei, tu terás, ele/ela terá, nós teremos, vós tereis, eles/elas terão, então, o verbo “manter” seguirá o mesmo raciocínio: eu manterei, tu manterás, ele/ela manterá, nós manteremos, vós mantereis, eles/elas manterão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Sabrina Vilarinho

Artigos Relacionados

Deferir ou diferir?
Saiba quando usar os termos “deferir” ou “diferir”. Descubra que significados possuem e entenda por que palavras como essas são chamadas de parônimas.
Perca ou perda? Qual usar?
Por que é errado quando dizemos “perca de tempo”?
Tivesse e estivesse
“Tivesse” pertence ao verbo ter; e “estivesse”, ao verbo estar.
Trata-se de ou tratam-se de?
Qual das duas formas é considerada correta: trata-se de ou tratam-se de? Dúvidas? Retire-as e ainda amplie sua competência linguística, clicando e conferindo!
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.