Você está aqui Mundo Educação Gramática Classe de palavras Substantivo Palavras variáveis e invariáveis

Palavras variáveis e invariáveis

Palavras variáveis e invariáveis
Palavras variáveis são aquelas que sofrem flexões, e invariáveis são as que permanecem inalteradas

Consultando a gramática, descobrimos que dentre as partes que a constituem há uma que, por excelência,  permite-nos tornar conhecedores da forma como se estruturam as palavras, levando em conta aspectos específicos, como é caso das flexões, por exemplo.   Estamos fazendo referência à morfologia, obviamente, aquela responsável por nos apresentar acerca das dez classes gramaticais.

Em se tratando delas, das classes gramaticais, um dos aspectos que lhes são inerentes diz respeito à flexão e não flexão das palavras, que, por sua vez, traduz os nossos objetivos ao travar essa importante discussão, por isso, iremos falar um pouco mais acerca das palavras variáveis e das palavras invariáveis. Cabe, portanto, ressaltar que as palavras variáveis são aquelas que sofrem variações em sua forma, o que resulta nas chamadas desinências nominais de gênero e de número, bem como nas desinências verbais, de modo, tempo,  número e pessoa.

Assim, ao revelarmos acerca das desinências nominais, já que estamos fazendo referência à morfologia, equivale afirmar que elas se aplicam às classes gramaticais representadas pelo substantivo, artigo, adjetivo, pronome e numeral, haja vista que se classificam, gramaticalmente dizendo, como nomes. Dessa forma, nada melhor que analisarmos alguns exemplos, tornando nosso aprendizado ainda mais efetivo:

Ele é um menino espertogênero masculino, o que nos permite concluir que há a ausência de desinência.

Ela é uma garota espertaConstatamos agora o gênero feminino e a desinência “a”.

Mário é um rapaz educadoEm se tratando do número, afirmamos ser tal elemento demarcado no singular, bem como constatamos a ausência de desinência.

Eles são uns rapazes educadosconstatamos se tratar de um número plural associado à presença da desinência “s”.

Agora, referindo-nos às desinências verbais, constata-se que elas são representadas pelas desinências de modo e tempo (DMT) e pelas desinências de número e pessoa (DNP). Observemos então o exemplo que segue:

Estávamos com muita saudade de todos vocês.

Assim, infere-se que:

- va – DMT - desinência modo-temporal indicando o pretérito imperfeito do modo indicativo.

- mos – DNP – desinência número-pessoal indicando a primeira pessoa do plural (nós).

Diante de tais elucidações, afirmamos que elas se aplicam às chamadas palavras variáveis.

Para completar nossos estudos acerca do caso em questão cumpre afirmar que palavras invariáveis, como nos revela o próprio nome, são aquelas que não sofrem flexão nenhuma, demarcadas pelos  advérbios, preposições, conjunções e interjeições.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Palavras variáveis e invariáveis








1 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 03/07/2013 | Marizinha Canga
    Usuário

    percebi que as variáveis variam muito e as palavras invariáveis não variam preciso muito destas aulas porque estou muito mal em gramatica de linguá Portuguesa