Você está aqui Mundo Educação Gramática Dúvidas de vocabulário Mil ou Um mil?
Mil ou Um mil?
O uso de mil ou um mil se mostra como recorrente, mas somente a primeira forma se revela como correta

Estamos diante de um questionamento relevante, em se tratando das interações cotidianas, sobretudo na linguagem escrita.

O preenchimento de cheques é uma das situações em que mais notamos o uso de tal ocorrência linguística. Assim, vejamos:

Pago por este cheque a quantia de um mil oitocentos e quarenta reais.

Que existe inadequação não há dúvida. Mas onde estaria ela presente?

Levando em conta os postulados gramaticais, tal colocação é considerada inadequada uma vez que somente a partir de dois mil, e assim sucessivamente, é que se faz necessário o emprego do referido cardinal. Assim, temos “dois mil, três mil, quatro mil”, e assim por diante.

Contudo, caso fôssemos realizar uma pesquisa acerca do que pensam os gerentes bancários, eles possivelmente diriam que essa é uma situação recorrente e normal, visto que o numeral cardinal “um”, uma vez expresso junto à unidade de milhar, é usado no sentido de evitar que fraudes ocorram.

Mas acredite: a situação ainda se mostra mais complexa, visto que, em determinadas situações, ainda há o emprego do “h” para expressar a quantia mencionada (“hum”). Fato condenável, haja vista que se assim fosse estaríamos diante de uma interjeição (“Hum!”) – recurso que não caberia a tal finalidade comunicativa, concorda? Nesse caso (preenchimento de cheques), o recomendável é usar o sinal (=) antes de começar a preencher a quantia por extenso.

Portanto, antes da unidade de milhar, a não ser a partir de dois mil, não se recomenda o uso do numeral “um”. O mesmo prevalece para as datas, como ocorre nos exemplos que seguem:

1997 – Mil novecentos e noventa e sete.
1840 – Mil oitocentos e quarenta.
1773 – Mil setecentos e setenta e três. 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Mil ou Um mil?








2 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 19/07/2012 | Juscelino
    Usuário

    Excelente explicação

  • sexta-feira | 18/05/2012 | luciana
    Usuário

    Excelente explicação, me tirou essa dúvida muito comum, mas a explicação mais interessante foi o uso do "h", que eu já vi cheques preenchidos desa maneira.