Você está aqui Mundo Educação Gramática Dúvidas de vocabulário Eficiência e Eficácia
Eficiência e Eficácia
Eficácia e eficiência se distinguem quanto ao significado, sobretudo em esse tratando do campo da Administração

O fato de empregarmos esta ou aquela palavra de forma adequada muitas vezes se encontra relacionado, entre outros fatores, à semântica por ela representada. Dessa forma, a depender de nossos conhecimentos linguísticos, fazermos a opção correta é sinal de competência. Competência?

Pois bem, tal palavra parece estabelecer relações com estas de que trataremos a partir de agora – eficiência e eficácia, não é verdade? Sim! Podemos dizer que compartilham o mesmo campo semântico, mas... voltando à semântica, o presente artigo tem por finalidade abordar acerca do sentido revelado por ambas as palavras, cujo intuito é revelar se elas podem ser tidas ou não como sinônimas. Assim, vejamos:

Sabemos de fato que por mais semelhantes que se revelem determinadas palavras não há sinonímia perfeita. Em razão disso, eficiência e eficácia vem sendo demarcadas por características distintas, sobretudo em se tratando do campo da Administração.

A título de chegarmos a uma conclusão plausível, partamos de um exemplo, trivial até:

Solte sua imaginação e se pregunte:

“Posso ter cumprido com todas as obrigações a que são impostas no meu ambiente de trabalho, mas será que as realizo de forma plena, sem nenhuma falha”?“

Pois bem, se você as cumpre na totalidade, tal procedimento faz de você uma pessoa eficaz, pois tal adjetivo deriva do substantivo eficácia, cujo sentido se revela por “cumprir”, “executar” algo de acordo com o esperado. Mas volte a se perguntar: “Será que fui também eficiente”?

Pode ocorrer que apesar de toda essa desenvoltura, alguns aspectos deixaram a desejar, neste ou naquele sentido, não importa. O fato é que eficiência pode ser considerada uma progressão da eficácia, no sentido de deixar tudo na mais “perfeita ordem”. Caso contrário, se porventura houver algum contratempo, seja ele de ordem financeira, bem como de outras naturezas (como realmente há várias!), você pode considerar que não foi eficiente.

Ficou clara a distinção?

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Eficiência e Eficácia








0 comentários

Faça seu Login