Você está aqui Mundo Educação Gramática Classe de palavras Classificações do sintagma

Classificações do sintagma

Classificações do sintagma
As classificações do sintagma são demarcadas pelo sintagma nominal, verbal, adjetivo, adverbial e preposicional

Para compreendermos as classificações do sintagma, devemos, antes, entender o conceito de “sintagma”. Sendo assim, ele se define pelos elementos que, inseridos na oração, constituem uma unidade significativa, mantendo entre si relações de dependência e de ordem, uma vez organizados em torno de um elemento fundamental denominado núcleo. Analisemos, pois, o seguinte enunciado:

Os garotos estão eufóricos.

Temos o sintagma nominal, formado pelo grupo de palavras que formam o sujeito: os garotos, cujo núcleo, a palavra principal, é garotos – determinando, assim, o núcleo do sintagma nominal. 

Temos também o sintagma verbal, constituído pelo predicado, o qual se forma pelas palavras que o acompanham: estão eufóricos, cujo núcleo é o próprio verbo, estão

Depreendemos, portanto, a existência de dois sintagmas básicos: o nominal, formado pelo sujeito; e o verbal, constituído pelo predicado. Contudo, há também o sintagma adverbial, o adjetivo e o preposicional. Assim, partindo desse princípio, vejamos cada um deles:

Sintagma nominal 

É constituído de um nome e de seus respectivos determinantes. Geralmente é representado pelo sujeito e pelos complementos verbais da oração. Observemos um exemplo:

Os garotos gostaram do passeio

Notamos que a oração compreende dois sintagmas, um formado pelo sujeito – os garotos, cujo núcleo é garotos; e outro formado pelo objeto indireto – do passeio, no qual o núcleo é representado pelo vocábulo “passeio”.

Sintagma verbal

Como dito anteriormente, o sintagma verbal se constitui do predicado, no qual o núcleo é o próprio verbo. Observemos, pois:

O desfile começou.

Temos o sujeito = o desfile, e o predicado = começou, representando o sintagma em questão.

Sintagma adjetivo

Constitui-se do complemento nominal e seus respectivos advérbios modificadores e pelo predicativo, introduzido pelo verbo de ligação. Vejamos:

A garota é bela.

Temos o sujeito = a garota, e o predicado = é bela, cujo sintagma adjetivo é formado pelo predicativo do sujeito = bela.

Sintagma adverbial

Constitui-se dos advérbios e seus respectivos modificadores. Constatemos:

Não me esquecerei de você.

Temos que o advérbio de negação representa o sintagma adverbial.

Sintagma preposicional

É formado pela locução prepositiva, podendo servir de modificador de qualquer outro sintagma. Vejamos:

Somos culpados pelo fracasso dos candidatos.

Temos que o termo “pelo fracasso dos candidatos”, por ser constituído de uma preposição “por”, representa o sintagma em evidência.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Classificações do sintagma








1 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 16/07/2012 | Francisco Daniel
    Usuário

    A alusão que vocês fazem sobre o sintagma é genérica, clara e muito objectiva,gostei bastante.