Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil Estados do Brasil Tocantins

Localizado na Região Norte, o estado do Tocantins é o mais novo dos 26 Estados do Brasil, a criação ocorreu em 1988. Sua localização, no centro geográfico do país, possibilita fazer limites com estados do Nordeste (Maranhão, Piauí e Bahia), Centro-Oeste (Goiás e Mato Grosso) e da Região Norte (Pará).

Parte da elite goiana, com interesse nas áreas ao norte da província, procurou estabelecer um governo na região do atual Estado do Tocantins. Durante o período Republicano, foi realizada uma tentativa de dividir o território goiano, criando o Estado do Tocantins. No entanto, somente na década de 1980, o movimento pela emancipação do norte goiano ganhou força no Congresso Nacional.

No dia 5 de outubro de 1988, através da promulgação da Constituição Federal – artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - foi criado o Estado do Tocantins, tendo como capital a recém construída cidade de Palmas.


Bandeira do Tocantins

A bandeira do Tocantins é composta por uma faixa azul, que representa os rios da região; uma faixa amarela, representando as riquezas do Estado; e um sol sobre uma faixa branca, que significa que o sol nasce para todos os cidadãos do Tocantins.

Possui uma extensão territorial de 277.621,858 quilômetros quadrados, divididos em 139 municípios. Além da capital, Palmas, outros municípios de grande importância do Tocantins são: Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, e Paraíso do Tocantins.

Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Tocantins totaliza 1.383.445 habitantes. Apresenta crescimento demográfico de 1,8% ao ano, superior à média nacional. Isso ocorre devido ao intenso fluxo migratório com destino ao estado.

O relevo do Tocantins é caracterizado por depressão na maior parte do território, planaltos ao sul e a nordeste, e planície no centro. A temperatura média anual é de 25° C a 29° C. Sua vegetação é composta principalmente pelo cerrado, o norte do território é composto por floresta Amazônica e um pequeno trecho de floresta tropical. O clima é tropical semiúmido. Os principais rios são: Tocantins, Araguaia, do Sono, das Balsas, Paranã e Manuel Alves. A agropecuária é a principal atividade econômica do Estado.

O Tocantins apresenta alguns problemas sociais: apenas 16% das residências têm acesso à rede de esgoto; 79,7% contam com abastecimento de água tratada. A mortalidade infantil, apesar de estar em constante declínio, é outro problema, 25,6 crianças - a cada mil nascidas vivas - morrem antes de completar um ano de vida.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Tocantins








5 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 24/10/2012 | Renata Martins
    Usuário

    Gostei muitos do texto,, pois me ajudou a tirar duvidas e a abranger mais conhecimentos sobre o assunto. Obrigado!Amo esse meu estado.Bjsss ^:^

  • quarta-feira | 03/10/2012 | rebeca bichara
    Usuário

    eu sou de tocantins e moro em gurupi aki é muito legall bjsssss

  • quarta-feira | 12/10/2011 | Ana Lucia
    Usuário

    Bons os textos. Obrigada.

  • terça-feira | 02/11/2010 | mariana
    Usuário

    não gostei muito guri ,mas tá bom .ganhei 10 em geo por causa disso!!!!valeu O.B.S:EU PRECISAVA!!!!