Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil Tipos de cidades
Tipos de cidades
Santos, uma cidade portuária.
Cidades são sedes de municípios e estão distribuídas por todos os países que existem no planeta, cada cidade tem sua particularidade quanto à história, arquitetura, religião entre outros, independente da quantidade de habitantes.

Todas as cidades são constituídas pelo trabalho físico e mental do homem, dessa forma, é uma construção social que ocupa o espaço geográfico transformando de forma significativa a paisagem. Diante das distinções entre as cidades quanto à origem, história, importância econômica e política, é possível classificar os núcleos urbanos de acordo com sua função e grau de influência, o primeiro se diferencia segundo sua origem, tais como:

Cidades Naturais são aquelas que emergiram e se desenvolveram sem nenhum tipo de planejamento prévio, ou seja, naturalmente, nessas geralmente as ruas são estreitas dificultando a mobilidade e fluxo de pessoas e pedestres, além de outros inconvenientes. Nesse contexto, podemos exemplificar as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Tóquio (Japão).

Cidades Planejadas correspondem àquelas constituídas a partir de um projeto ou plano diretor discutido e analisado antes da sua execução, nesse caso há uma preocupação com a configuração da cidade, como largura das ruas, escolha de espaços específicos para comércio, residências e outras funções. No Brasil são consideradas como cidades planejadas: Teresina, fundada em 1851; Aracaju, 1858; Belo Horizonte, 1898; Goiânia, 1937; Brasília, 1960; e Palmas, 1990. Apesar do planejamento prévio, o crescimento acelerado não acompanha as previsões do projeto.

As cidades podem ser classificadas também pela sua função ou principal atividade econômica, diante disso as cidades podem ser:

Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil e no mundo.

• Cidade Comercial representam os núcleos urbanos que tem como ponto forte econômico as transações comerciais e a prestação de serviços, diante dessas características podemos citar Manaus (Brasil), Nova York (Estados Unidos) e Londres (Inglaterra).

Cidades Portuárias são aquelas que têm suas atividades vinculadas à exportação e importação e que abriga portos em plena área urbana, nesse seguimento temos as cidades de Santos (Brasil), Hamburgo (Alemanha) e Marselha (França).

• Cidades Turísticas correspondem a núcleos urbanos que tem como principal atividade econômica a indústria do turismo, com essa característica temos as cidades de Porto Seguro e Caldas Novas (Brasil), Miami (Estados Unidos) e Acapulco (México).

• Cidades religiosas são aquelas que se destacam por atrair fiéis de diferentes religiões, nesse sentido temos Trindade (Brasil), Meca (Arábia Saudita), Lourdes (França).

• Cidades históricas correspondem a núcleos urbanos que carregam um grande acervo histórico, seja na arquitetura ou na própria relação social desenvolvida no lugar, podemos citar como exemplo Goiás Velho e Parati (Brasil), Atenas (Grécia) entre muitas outras dispersas pelo mundo.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Tipos de cidades








59 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 08/07/2013 | Mateus Andrade
    Usuário

    Muito bom, foi o único site no qual achei esse conteúdo, e pesquisei muito, obrigado!

  • segunda-feira | 01/07/2013 | Zé.
    Usuário

    A foto que ilustra o texto não é de Santos, a cidade portuária brasileira. A foto é do cais de Santos, a zona ribeirinha da cidade de Lisboa.

  • segunda-feira | 20/05/2013 | Sara*-* :))
    Usuário

    Esse site é maravilhoso ,muito bom mesmo,me ajudo d a fazer meu trabalho de geografia!!!!

  • terça-feira | 14/05/2013 | maria
    Usuário

    mt bomm