Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil Sul, a menor região brasileira
Sul, a menor região brasileira
Região Sul

Das cinco Regiões brasileiras a Região Sul é a menor, é composta por três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essa Região é pouco menor que o estado de Minas Gerais, é a terceira região mais populosa, com cerca de 27.386.891 habitantes.


A colonização realizada na Região Sul é predominantemente composta por imigrantes europeus, sobretudo, alemães, italianos e poloneses. A economia sulista é baseada na agropecuária e na indústria. O clima que predomina na Região é o subtropical que tem características de chuvas bem distribuídas com inverno rigoroso que pode até precipitar neves, as vegetações existentes são florestas de araucárias, pradarias, pampas, no litoral predomina floresta atlântica.

Os habitantes do Sul

Até meados do século XIX a Região Sul era ocupada, principalmente, por novos indígenas, a região litorânea se encontrava ocupada pela campanha gaúcha. Então o governo percebendo o despovoamento e temendo perder o território para os países vizinhos, para ocupar a região e facilitar o controle e administração, ofereceu incentivo à imigração européia na região.

Quando os imigrantes europeus aqui chegaram foram assentados em pequenas e médias propriedades, para desenvolver o cultivo de policulturas, criação de animais gado leiteiro, suíno e aves.

Nas áreas colonizadas surgiram pequenos povoados, as atividades agropecuárias impulsionaram o comércio e a indústria, transformando muitos vilarejos em importantes centros urbanos.

As últimas ocupações da Região Sul

Os imigrantes se dirigiram para áreas até então desabitadas no oeste da região, eles saíram para outras regiões em busca de áreas que pudessem ser utilizadas pela agropecuária. Na década de 1940, os imigrantes gaúchos atingiram o oeste de Santa Catarina, entre as décadas de 30 e 40, a expansão de café em São Paulo alcançou o norte do Paraná. Durante a década de 50 e 60 o povoamento chegou ao sudeste e ao oeste paranaense, as duas últimas áreas do sul a serem ocupadas.

A distribuição da população

A distribuição na Região é homogênea, com o crescimento dos grandes centros urbanos provocados pela mecanização do campo e agravamento dos problemas sociais (crime, prostituição, tráfico de drogas, violência etc.).

Os imigrantes do Sul

A partir da década de 70 houve a saída de milhares de sulistas em direção a outros estados e regiões do país, sobre tudo para o centro-oeste e norte, somente entre as décadas de 70 e 80, aproximadamente, 1,5 milhão saíram da região. O principal motivo desse fluxo migratório foi tentar obter terras cultiváveis para o desenvolvimento da agricultura com baixos preços.

A Região Sul, apesar de ser a menor, possui os melhores indicadores sociais, oferece uma qualidade de vida superior em relação ao restante do país, além de seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elevado.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Sul, a menor região brasileira








13 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 29/05/2013 | ingrid
    Usuário

    mto bom

  • sábado | 04/05/2013 | denise
    Usuário

    amei!!!!!!!!

  • segunda-feira | 12/11/2012 | jenaina
    Usuário

    caraca minha professora passou um trabalho de geografia sobre o assunto e eu fiz

  • quarta-feira | 20/06/2012 | josenir...
    Usuário

    adorei muito intressante