Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Sudão
Sudão
Imagens registradas no norte do Sudão
A maioria dos países africanos, principalmente na África subsaariana não está inserida no processo de globalização, muitos deles ainda nem se industrializaram, a importância desses países no cenário econômico mundial se limita somente em oferecer recursos naturais e agrícolas, ou seja, produtos primários, e isso os faz possuir um baixo PIB.

Além de conviver com diversos problemas de ordem social, ainda tem os conflitos internos étnicos, herança das fronteiras delimitadas na partilha feita pelos europeus em 1885, na Conferência de Berlim, reunião essa que tinha como função decidir quais seriam os países africanos de exploração que seriam divididos em colônias para que as nações européias pudessem explorá-las, as potências da época eram Portugal, Espanha, Holanda, França, Inglaterra. As fronteiras traçadas pelos europeus não consideraram os aspectos culturais e étnicos, isso gerou muitos conflitos que se arrastam até os dias de hoje.


O Sudão

Com aproximadamente 2,5 milhões de km2 de extensão a República do Sudão afirma-se como o maior território do continente africano, há 46 anos que o país se encontra em uma profunda guerra civil. A guerra tem como motivo questões religiosas, pois o governo é islâmico, e esse se confronta com guerrilheiros cristãos e animistas que se fazem presente no sul do país, o resultado do conflito é de cerca de 2 milhões de mortos.

Na República do Sudão o clima que predomina no noroeste é o árido, no qual estão presentes os desertos de Núbia e da Líbia, já no sul predomina um clima tropical que proporciona a presença da savana e seus subsistemas.

O Rio Nilo exerce uma grande importância no Sudão, é justamente nas margens do rio que é desenvolvida a agricultura de subsistência, a criação de gado, além de servir para utilização na construção de Usinas Hidrelétrica, sem contar que nessa região permanece grande parte da população.

As dificuldades econômicas

O setor produtivo sudanês se limita ao primário, com destaque na agricultura que é a base da exportação, como a produção de algodão e do óleo de sésamo, que juntos representam 40% de toda a exportação do país, no sul concentra-se muitas jazidas petrolíferas com exportação de 250 milhões de barris, a sua extração é comprometida por falta de infra-estrutura de transportes e conflitos internos.

Alguns cálculos revelam que a guerra além de promover a violência custa aos cofres públicos do país algo em torno de 1 milhão de dólares ao dia. O país possui uma grande dívida externa, em 2004 o valor alcançou a bagatela de cerca de US$ 17,2 bilhões, esse não estava pagando os juros do valor principal, essa inadimplência colocou o país no risco de ser excluído do FMI (Fundo Monetário Internacional) em 1997.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Sudão








4 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 31/10/2012 | luciana
    Usuário

    lá é lindo mais tem muita genti morrendo por falta de comida isso é muito triste :(

  • sexta-feira | 21/10/2011 | Rodrigo
    Usuário

    No sudão so tem nego passando fome !!!!!!!!!

  • quarta-feira | 01/06/2011 | lyandra
    Usuário

    força vocês vão conseguir

  • terça-feira | 31/05/2011 | amanda
    Usuário

    o sudão é um lugar muito bonito