Você está aqui Mundo Educação Geografia Países Rússia

Rússia

A Rússia é um país que abrange tanto o continente asiático quanto o europeu. Ela possui a maior extensão territorial do mundo.

Rússia
Moscou, capital da Rússia.

A Rússia, ou Federação da Rússia, é um país cujo território abrange simultaneamente o continente asiático e europeu, tendo como capital a cidade de Moscou. Possui limites territoriais com o Oceano Glacial Ártico, ao norte; com o Japão, a China, a Mongólia, o Casaquistão, Mar Cáspio e Geórgia, ao sul; a oeste, com o Mar Negro, a Ucrânia, Belarus, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e Noruega; e a leste, com o Alasca (EUA). A Federação da Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 km², está situada no leste da Europa e norte da Ásia.


Bandeira da Federação da Rússia.

A topografia da superfície nacional é diversificada, com planícies e vales, que são predominantes ao longo do território. Há duas planícies, uma no leste-europeu e outra na parte Oeste-Siberiana, separando-as estão os Montes Urais, onde se encontra o ponto mais elevado da Europa, o Monte Elbrus, com 5.633 metros de altitude. O clima predominante é o temperado continental, com invernos extremamentes rigorosos, além do clima polar comum no norte do país.


Brasão Federação da Rússia

No imenso território russo vivem cerca de 140,8 milhões de pessoas, distribuídas ao longo do país de maneira bastante irregular, isso é explicado pelo fato de que pelo menos 78% da população se estabelece na parte da Rússia europeia. O país abriga uma imensa variedade étnica, mas a principal é a russa.

Ao longo do território russo existe uma enorme riqueza mineral, que facilita a obtenção de matéria-prima e fontes energéticas. Para se ter uma ideia, o país é o maior produtor de gás natural do mundo, suas reservas respondem por 23,5% de todas as jazidas existentes no mundo. Considerando ainda que a nação detém 8,9% das reservas petrolíferas do planeta, ficando em terceiro lugar na produção desse minério fóssil. Seu subsolo é privilegiado quanto a jazidas de minério de ferro, ouro, diamantes, entre outros minerais não metálicos.

Grande parte das jazidas se encontra na parte norte e extremo leste, dificultando sua extração e, principalmente, sua distribuição, isso em virtude da distância em relação aos centros industriais situados em áreas europeias. Essa porção do território responde por 15% do país, nela não há riqueza em minérios, mas possui o maior desenvolvimento econômico. A principal dificuldade para extração dos minerais é o desprovimento de infraestrutura de transportes.
 

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Rússia








2 comentários

Faça seu Login

  • sexta-feira | 17/10/2014 | Lindberg C....
    Usuário

    Gostaria de saber e ter muito mais conhecimento sobre a história da Rússia, tão resumida ainda no ocidente.

  • terça-feira | 12/04/2011 | cleyton
    Usuário

    super conpleto , espero tirar uma otima nota no Trabalho vlw ...