Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia Física Rochas Ígneas

Rochas Ígneas

As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma.

Rochas Ígneas
Lava vulcânica solidificando-se e dando origem a rochas ígneas ou magmáticas

As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. A palavra “ígnea” vem do latim “ignis” e significa “fogo”. Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação. As rochas magmáticas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres.

A formação desse tipo de composição ocorre a partir de um processo em que as rochas preexistentes transformam-se em lava graças às condições de altas temperaturas e pressão no interior da Terra. Por isso, sua composição não permite o acúmulo de fósseis e matéria orgânica (a exemplo do que ocorre com as rochas sedimentares). Além disso, essas rochas são muito resistentes e de elevada dureza, não apresentando estratificações, ou seja, não se estruturam em camadas.

Sua formação – através da solidificação do magma – costuma acontecer no interior da Terra, mas também pode ocasionalmente ocorrer na superfície em função da manifestação de erupções vulcânicas, em que o magma é expelido e rapidamente se transforma em rocha. Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície). Em virtude do fato de apresentarem origens distintas, a composição desses dois tipos é igualmente distinta, de forma que é possível, através da observação, perceber suas diferenças externas.

As rochas intrusivas, também chamadas de plutônicas ou faneríticas, apresentam, em geral, uma quantidade maior de minerais em sua composição. Isso acontece porque sua formação é mais lenta e gradativa, o que permite o acúmulo desses minerais. Já as rochas extrusivas, também denominadas vulcânicas ou afaníticas, por se formarem em temperaturas menores, solidificam-se em uma velocidade muito maior, dificultando a agregação dos minerais e contribuindo para a presença de matéria vítrea em sua composição.

Entre os vários tipos de rochas intrusivas, temos o granito, bastante utilizado pelo homem na construção civil, entre outras funções. Já o tipo de rocha extrusiva mais abundante e popular é o basalto.

Granito, a rocha magmática extrusiva mais abundante
Granito, a rocha magmática intrusiva mais abundante

Basalto, o principal exemplo de rocha magmática intrusiva
Basalto, o principal exemplo de rocha magmática extrusiva

É importante observar que divisão das rochas magmáticas entre intrusivas e extrusivas tem como critério apenas a sua gênese, existindo outras formas de classificação elaboradas com base em outros aspectos. Uma delas é a sua distinção conforme o seu nível de acidez. Tal diferença ocorrerá conforme a variação dos índices de óxido de silício (SiO2) em sua composição. Observe o quadro abaixo:

Classificação das rochas ígneas segundo o índice de acidez
Classificação das rochas ígneas segundo o índice de acidez

Portanto, podemos observar que quanto maior a quantidade de SiO2 na composição das rochas, maior é o seu nível de acidez. Além disso, no quadro acima, as rochas básicas, alcalinas e ácidas são intrusivas, com a presença de granito em maior ou menor grau em sua composição, enquanto as rochas ultrabásicas são extrusivas e, portanto, sem a presença de granito.

Estudar as características das rochas ígneas é importante no sentido de entender suas origens e composição química, além de ser um elemento que nos permite visualizar o fato de que a composição do magma, que dá origem a essas rochas, não é quimicamente homogênea.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Rochas Ígneas








3 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 23/06/2014 | Lindaiane
    Usuário

    Na legenda do Granito está que é uma rocha magmática extrusiva e no Basalto intrusiva. Na verdade é ao contrário. Granito é rocha magmática INTRUSIVA e Basalto rocha magmática EXTRUSIVA.

  • terça-feira | 24/06/2014 | Rodolfo F. Alves Pena
    2 2

    Olá, Lindaiane. Já alteramos. Obrigado pela colaboração.

  • terça-feira | 20/05/2014 | marina
    Usuário

    legal esse saite muitto booom