Rio de Janeiro
Localização do Rio de Janeiro no mapa do Brasil

Em 1763, a importância da cidade do Rio Janeiro fez com que governo de Portugal a transformasse em sede do Governo Geral, em substituição a Salvador. Porém, em 1960 a capital federal foi transferida para Brasília, em consequência de estratégias políticas, principalmente para a ocupação e desenvolvimento econômico da porção oeste do território brasileiro.

Também em 1960, o estado do Rio de Janeiro foi dividido, sendo instituído o estado da Guanabara, que durou apenas 14 anos. Em 1974, no governo do então Presidente Ernesto Geisel, Rio de Janeiro e Guanabara fundiram-se e voltaram a constituir o atual estado do Rio de Janeiro.

Juntamente com São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, o estado do Rio de Janeiro compõe a Região Sudeste do território brasileiro. Apresenta a menor extensão territorial entre os estados dos Sudeste, no entanto, possui a terceira maior população do país, o que reflete diretamente na sua densidade demográfica, que é de aproximadamente 365 hab./km², sedo a segunda maior do país, atrás apenas do Distrito Federal.
O estado atrai muitos turistas por sua beleza natural (possui uma costa com 635 quilômetros de extensão, banhados pelo oceano Atlântico), além de eventos como o carnaval.


Bandeira do Rio de Janeiro

Bandeira: no brasão, o café e a cana representam a economia agrícola do estado; o cocar, o arco branco e as flechas, o nacionalismo brasileiro. O azul é o mar; e o branco, a paz.

A extensão territorial do estado do Rio de Janeiro é de 43.780,157quilômetros quadrados, conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 15.989.929 habitantes, distribuídos em 92 municípios.

O relevo apresenta planície litorânea com morros, lagos, várzeas e dunas, e planaltos a oeste. O ponto mais elevado é o pico das Agulhas Negras, na serra Itatiaia, a 2.789 metros acima do nível do mar. A vegetação fluminense se caracteriza pela presença de mangues no litoral, mata Atlântica e floreta tropical. O clima é tropical atlântico.

A capital do estado é a cidade do Rio de Janeiro, que sediará as olimpíadas de 2016, sua população é de 6.320.446 habitantes. Outros municípios populosos do estado são: São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, Belford Roxo, São José de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Volta Redonda.
Os principais rios do estado são: Grande, Itabapoana, Macaé, Paraíba do Sul, Piraí, Preto.

A economia do Rio de Janeiro tem como principal atividade econômica o setor industrial, aproximadamente 46% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado é proveniente dessa atividade. Apenas 0,7% do PIB do Rio de Janeiro é oriundo da agricultura. O comércio e os serviços são responsáveis por 53,3%. Os setores mais dinâmicos são o químico, o metalúrgico, o siderúrgico, o de material eletrônico, o farmacêutico e o da construção civil.
A Petrobras é a maior empresa com sede no estado, que é o responsável pela maior parte da produção de petróleo e gás natural no Brasil.

No aspecto cultural, o Rio de Janeiro apresenta várias opções. Uma das manifestações culturais mais importantes do estado é o carnaval, que atrai turistas brasileiros e estrangeiros. Outro elemento cultural são os museus, entre os principais estão: o Museu Imperial de Petrópolis, Museu Nacional de Belas Artes, o Museu Histórico Nacional, o Museu Histórico da República, Museu Histórico do Exército, entre tantos outros.
A culinária se destaca pela feijoada, empadinha de camarão, pastel de palmito, picadinho e a famosa caipirinha.

Um grande problema que o Rio de Janeiro enfrenta é a violência, esse tema é destaque diariamente nos meios de comunicação. Os frequentes confrontos em morros entre policiais e traficantes e, até entre os próprios traficantes, assustam toda a população.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Rio de Janeiro








1 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 06/10/2012 | vanessa thauana
    Usuário

    legal era isso que eu tava procurando!!