Rio Grande do Norte
Localização do Rio Grande do Norte no mapa do Brasil

O território do Rio Grande do Norte está localizado na região Nordeste do Brasil, limita-se com os estados do Ceará e da Paraíba, além de ser banhado pelo oceano Atlântico. O nome do estado foi inspirado no rio Potengi, que desagua no mar no extremo nordeste do país, na chamada “esquina do Brasil”.

Sua extensão territorial é de 52.810,699 quilômetros quadrados, divididos em 167 municípios. Conforme dados do Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estadual totaliza 3.168.027 habitantes. A densidade demográfica é de 60 hab./km²; o crescimento demográfico é de 1,3% ao ano.

O relevo é formado por planície litorânea, com depressão na maior parte, e planaltos ao sul. O ponto mais elevado é a serra do Coqueiro com 868 metros acima do nível do mar. A vegetação apresenta áreas de mangue no litoral, faixa de floresta tropical e caatinga a oeste. O litoral e a porção oeste têm clima tropical; já o centro é semiárido.
Os principais rios estaduais são: Apodi, Curimataú, Jacu, Piranhas ou Açu, Potengi, Seridó, Trairi.

A capital potiguar é a cidade de Natal, principal destino turístico do estado. Sua extensão territorial é de 167 quilômetros quadrados, possui 803.739 habitantes. Outras cidades populosas do Rio Grande do Norte são: Mossoró (259.815), Parnamirim (202.456), São Gonçalo do Amarante (87.668), Macaíba (69.467), Ceará-Mirim (68.141), Caicó (62.709), Açu (53.227).


Bandeira do Rio Grande do Norte

Significado da bandeira: a flora natural do estado aparece representada no brasão pelo coqueiro, pela carnaubeira, pela cana-de-açúcar e pelo algodão. O mar com a jangada representa a pesca e a extração de sal.

A economia do Rio Grande do Norte baseia-se no comércio, na indústria têxtil, na agroindústria, no turismo e na extração e processamento de petróleo. O estado contribui com menos de 1% no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. No entanto, o PIB estadual vem apresentando crescimento acima da média nacional.
A atividade industrial concentra-se na região metropolitana de Natal, com destaque para os produtos têxteis, agroindústrias e indústrias de automóvel.

A produção de camarão em cativeiro igualou-se à do Ceará, caracterizando-se como maior exportador brasileiro do crustáceo. A fruticultura irrigada tem crescido, mas a base da agricultura é a cana-de-açúcar, ao lado de produtos como a mandioca, milho, coco e melão.

Das salinas do Rio Grande do Norte, é extraído 95% do sal do país. O estado é também o maior produtor nacional de petróleo em terra e um dos principais fornecedores de gás natural para a região Nordeste.


Litoral potiguar

O turismo é a atividade que mais gera empregos (aproximadamente 120 mil postos) e renda, além de ter vinculadas a ele, outras 54 atividades direta ou indiretamente. O estado recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano, os principais destinos são as praias de Ponta Negra, Pipa e Genipabu. Natal é dotada de boa infraestrutura, com aeroporto e grande rede hoteleira. Atualmente, 97 hotéis e resorts estão em fase de implantação no estado, somando recursos da ordem de U$ 1,3 bilhão.

A expectativa de vida da população é de 70 anos e 10 meses de vida. A taxa de mortalidade infantil apresenta índices acima da média nacional, atualmente é de 33,5 mortes a cada mil nascidos vivos. O analfabetismo atinge 20% da população e o saneamento ambiental é proporcionado a menos da metade desta.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Rio Grande do Norte








4 comentários

Faça seu Login

  • segunda-feira | 04/06/2012 | helder lima
    Usuário

    legal me ajudo a estuda pru teste oral

  • quarta-feira | 18/04/2012 | Fran
    Usuário

    eu gostei muito, essa sidade é muito legau eu senpre tive vontade de mora lá..

  • quarta-feira | 11/04/2012 | marcos...
    Usuário

    isso é muito legal eu gostei

  • segunda-feira | 22/11/2010 | letycya...
    Usuário

    Cada país tem seus significados,suas caracteristicas e seus direitos e deveres.