Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Revolução Técnico-científico-informacional

Revolução Técnico-científico-informacional

Revolução Técnico-científico-informacional
A produção atual está voltada para a rapidez e a informação.

A Revolução Técnico-científico-informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.

Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e informação. Essa revolução, por sua vez, está ligada diretamente à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, entre muitos outros, que recentemente fazem parte de praticamente todos os segmentos produtivos que marcam essa etapa, assim como outros fatos marcaram as revoluções industriais do passado.

Essa revolução é um dos principais combustíveis para o desenvolvimento do capitalismo moderno e especialmente do processo de globalização que visa uma flexibilidade de informações, além de um acelerado dinamismo no fluxo de capitais e mercadorias. Diante dessa afirmativa, veja a seguir alguns itens indispensáveis na economia contemporânea.

- Tecnologias ligadas às telecomunicações: antenas via satélite, torres de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, satélites, satélites de tv e rádio e tudo que possibilita a velocidade das informações e automaticamente dos capitais e bens. A partir desses elementos, um investidor pode facilmente diagnosticar os riscos que um determinado país pode oferecer, então certamente não será o foco de tal investimento. Nesse mesmo sentido é possível realizar transações econômicas em vários níveis sem sair do lugar, isso através do teclado ou de um mouse de computador.

- Infraestrutura em transportes: mesmo com o incremento das telecomunicações, o transporte é de suma importância nessa etapa industrial. Atualmente não há tempo a esperar, pois o mercado é extremamente dinâmico e requer velocidade, uma vez que esse está cada vez mais exigente. Desse modo, para cumprir compromissos de entrega de matéria-prima ou mesmo de mercadorias é preciso ter um aparato logístico que garanta os fluxos oriundos das indústrias. Diante disso, o que facilita o dinamismo nesse sentido é a infraestrutura, como aeroportos, portos, rodovias, entre outros.

- Produção agropecuária ligada ao desenvolvimento de práticas vinculadas à pecuária e à agricultura de precisão, que tem sua base na biotecnologia, gerando uma produtividade elevada e baixos custos ao produtor.

- Indústrias com máquinas e equipamentos de última geração que utilizam uma restrita mão de obra, uma vez que o processo produtivo é executado pela robótica, além de todos os setores econômico-financeiros que ingressaram em um profundo processo de modernização em suas funções e procedimentos, a fim de atender as exigências e também competir em um mercado que cada vez é mais forte.

A Terceira Revolução ou Revolução Técnico-científico-informacional tem como base primordial a informação. Essa está ligada ao conhecimento de inúmeras ciências que, com o objetivo de atender os interesses econômicos, estão à disposição dos donos dos meios de produção. Um exemplo disso é o microchip que, apesar de ter na sua composição pouquíssimo material, possui um grande valor agregado, uma vez que para ser concebido foram necessários anos de estudos e pesquisas, e são justamente as informações inseridas no produto que conduzem à essa importante etapa pela qual a sociedade atravessa.

Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Revolução Técnico-científico-informacional








75 comentários

Faça seu Login

  • sábado | 17/05/2014 | Guigui silvinhaa
    Usuário

    valeww pela ajudaa tomara q eu de um show com tudo isso q aprende aquii obrigada msm!!!!!

  • sábado | 08/02/2014 | gabiii
    Usuário

    aaaameii tomara que tire dez no trabalho

  • quinta-feira | 27/06/2013 | Julia
    Usuário

    Muito bom o texto. Muito obrigada!!!

  • terça-feira | 11/06/2013 | everton
    Usuário

    È muito produtivo esse texto. Gostei muito.