Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil População economicamente ativa do Brasil

População economicamente ativa do Brasil

População economicamente ativa do Brasil
O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.

Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. Essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego. São essas pessoas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não economicamente ativa ou mesmo inativa.

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

No Brasil, os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia.

Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário.

O setor secundário, por outro lado, teve um grande crescimento em razão dos fatores anteriormente citados, essa crescente perdurou até os anos 80, logo apresentou uma queda proveniente das crises econômicas que assolou o país nesse período, a modernização desse setor retira muitos postos de trabalho.

O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente. As causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão de obra especializada até de baixa qualificação.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

População economicamente ativa do Brasil








55 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 16/07/2014 | Anonimo
    Usuário

    Eu gostaria de saber se vc sabe qual é o PEA de cada estado brasileiro!? Obrigada?

  • terça-feira | 03/06/2014 | Orlando...
    Usuário

    VERIFICANDO A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE ATIVA - PEA DO BRASIL => OBSERVANDO OS PERCENTUAIS DENTRO DA ECONOMIA PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E TERCIÁRIA, VI QUE AINDA ESTAMOS LONGE DE SER UM PAÍS CIVILIZADO E DE ECONOMIA ABRAGENTE, O SETOR DE INDÚSTRIA E A FALTA DE MÃOS DE OBRAS QUALIFICADAS É O QUE MAIS EMPERRA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA, HOJE CARECEMOS DE TÉCNICOS EM TODOS OS SETORES DA ECONOMIA, ESTAMOS FAZENDO O JOGO DO CARANGUEJO. A ÚNICA COISA QUE PODEMOS FAZER É MANIFESTAR DANDO O NOSSO DESCONTENTAMENTO COM A FORMA DE ADMINISTRAR, DOS QUE ESTÃO A FRENTE DO PODER, PODIA E DEVIA MUDAR TODA A FORMA DE GOVERNAR. VAMOS VER NA ELEICÃO DE 2014, O QUE ACONTECERÁ. UM ABRAÇO.

  • quarta-feira | 14/05/2014 | caio henrique...
    Usuário

    eu adoro carros por que eu tambem desenhos eles

  • segunda-feira | 01/07/2013 | emanuelly
    Usuário

    o produto interno bruto do brasil e uma desigualdade por que umas pessoas tem salarios altisimos; e outras muito baixo.