Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia ambiental Poluição Marinha

Poluição Marinha

A poluição marinha é caracterizada pela alteração das propriedades Físico-Químicas da água. São diversas as causas desse tipo de poluição.

Poluição Marinha
Vazamento de petróleo no Golfo do México

A poluição marinha é caracterizada pela introdução de matéria e/ou energia responsável pela alteração das propriedades físico-químicas da água. Esse processo é promovido, principalmente, por fontes poluidoras localizadas nos continentes. A emissão de efluentes industriais e domésticos são os principais causadores desse tipo de poluição.

Diariamente, em várias partes do planeta, grandes quantidades de esgoto doméstico, industrial, agrotóxicos das atividades agrícolas, substâncias tóxicas das atividades mineradoras, resíduos sólidos, entre outros poluentes são lançadas nos oceanos.

Outro fator que agrava a poluição marinha são as plataformas de extração de petróleo localizadas nos oceanos e os navios cargueiros, em especial os petroleiros. Estima-se que aproximadamente 10% da poluição marinha é causada por vazamentos desse tipo de navio.

A introdução de petróleo nas águas oceânicas tem como consequência um grande desequilíbrio ecológico: o petróleo não permite que a luz do Sol penetre na água, prejudicando a fotossíntese da vegetação oceânica, causando desequilíbrio na cadeia alimentar; grande mortandade de peixes; prejuízo para a atividade pesqueira etc.

Um exemplo de poluição marinha causada pelo vazamento de petróleo foi a explosão da plataforma Deepwater Horizon, no Golfo do México. Essa explosão foi responsável pelo maior acidente ambiental causado por petróleo nos Estados Unidos. Estima-se que 7 milhões de litros de petróleo foram laçados no mar, fato que proporcionou a formação de uma grande mancha de óleo nesse ambiente.

Algumas medidas essenciais para evitar ou minimizar a poluição marinha são:

- Construção de navios cargueiros mais seguros.
- Controle do escoamento dos fertilizantes e outros produtos nocivos à água.
- Instalação de estações de tratamento de esgoto.
- Proibição da descarga de efluentes nos mares.
- Fiscalização de indústrias.
- Educação ambiental para a população.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Poluição Marinha








2 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 30/08/2012 | carla poliana
    Usuário

    adorei saber tudo no mundo educacao

  • segunda-feira | 04/04/2011 | camilla
    Usuário

    me mande imagem de poluição marinha com foto legendada por que motivo desta poluição e vídeos. para mim saber mais do projeto por que estou interessada nessa assunto.