Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana Geopolítica Poder, Território e Nação

Poder, Território e Nação

Poder, Território e Nação
As fronteiras representam as divisões dos Estados

Território significa os limites que delimitam ou separam um território do outro formando várias fronteiras em todo mundo, essas delimitam o mundo em mais de 190 países, os territórios são concebidos através de acordos ou conflitos, esses são estabelecidos de acordo com os interesses socioeconômicos e culturais.

A partir das divisões dos países formam-se variadas culturas, entende-se por cultura o conjunto de conhecimentos humanos adquiridos a partir das relações sociais ao longo do tempo e que são passadas para as gerações subseqüentes, é o aspecto que mais caracteriza os grupos humanos.

Alguns elementos são determinantes na composição de qualquer cultura, seja ela arcaica ou moderna, os elementos que mais demonstram a identidade cultural são, principalmente, a língua e a religião.

Mas dentro do território está inserida uma cultura que é desenvolvida pelo povo, o significado é o conjunto de pessoas que vivem em uma nação, essa é constituída pela sociedade politicamente organizada com governos e leis próprias, para elaboração e realização do cumprimento de tais leis caracteriza o papel do estado, o estado, nesse sentido, tem sua essência no valor político, pois significa que a nação é soberana, ou seja, exerce poder sobre seu território, e também é independente e reconhecida internacionalmente pelos outros países.

 Estado tem outro significado que difere do citado anteriormente, se define como divisão interna do país, ou seja, os estados que compõe a federação (ex. Goiás, Rio de Janeiro), no entanto alguns países usam outras expressões como cantões, repúblicas, províncias etc., para designar as divisões internas dos países.

Alguns povos possuem cultura independente, porém não tem território, são os chamados minorias nacionais, que vivem subordinados aos regimes políticos divergentes às suas culturas, são também denominadas de sentimento nacionalista que corresponde a aspiração de um povo em conquistar a sua independência política e territorial, do estado ao qual está subordinado.

Por causa disso, vários movimentos surgiram, sendo marcados muitas vezes por lutas armadas ou pacíficas, mas na maioria das vezes o primeiro perfil predomina, os principais povos sem território que buscam sua independência territorial e político-cultural são o povo Basco, na Espanha, os Curdos, no Oriente Médio, Ira, na Irlanda, entre outros.

No mundo existem várias áreas de focos de tensão provocadas por questões de fronteiras, que são as disputas territoriais por zona de fronteira, nessas podemos citar o exemplo da China, Paquistão e Índia, Armênia, a Irlanda do Sul e do Norte e a Faixa de Gaza. As disputas por territórios fazem crescer a produção bélica no mundo e aumenta os focos de possíveis confrontos armados.

As lutas das minorias nacionais e as disputas por zona de fronteira têm alterado a configuração das fronteiras em várias partes do mundo, atualmente os cartógrafos têm encontrado muito trabalho para elaboração de mapas políticos, pois as questões geopolíticas deixam as delimitações em constante processo de mutação, no século XX, a Europa foi a região do mundo que mais sofreu a modificações.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Poder, Território e Nação








11 comentários

Faça seu Login

  • domingo | 31/03/2013 | adrielly
    Usuário

    Me ajudou muito

  • quinta-feira | 14/03/2013 | rafinha
    Usuário

    me ajudou, esta mto bom esse texto

  • segunda-feira | 25/06/2012 | eduarda
    Usuário

    achei muito bom me ajudou nas provas e nos trabalhos fiquei com 100 na media muito obrigada mesmo bom trabalho para vcs deus te abençoe

  • domingo | 17/06/2012 | graziella
    Usuário

    gostei muito dessa pagina ela me ajudou muito,agora tem paginas que não presta.