Você está aqui Mundo Educação Geografia Geografia humana do Brasil Estados do Brasil Piauí
Piauí
Localização do Piauí no mapa do Brasil

O estado do Piauí está localizado na Região Nordeste do Brasil, limita-se com os estados do Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia e Tocantins, além de ser banhado pelo oceano Atlântico. Dos estados do Nordeste, o Piauí é o que possui menor extensão litorânea, com apenas 66 quilômetros. No entanto, possui um trecho privilegiado, pois na fronteira com o Maranhão, situa-se o delta do rio Parnaíba, único em mar aberto do continente americano.


A extensão territorial do Piauí é de 251.576,644quilômetros quadrados, divididos em 224 municípios. É o terceiro maior estado do Nordeste, tornando-se inferior apenas aos estados da Bahia e Maranhão. Sua área corresponde a 2,9% do território brasileiro. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 3.118.360 habitantes. A densidade demográfica é de aproximadamente 12,4 hab/km², o crescimento demográfico é de 0,9% ao ano.

O relevo é caracterizado por terrenos baixos e arenosos no litoral, planaltos na maior parte e depressão a sudeste. O ponto mais elevado é a serra Grande, com 865 metros acima do nível do mar. A cobertura vegetal é composta por mangue no litoral, mata de cocais a oeste e caatinga na maior parte. O clima é tropical e semiárido no interior, em virtude dessa problemática, o estado enfrenta longos períodos de seca.

Principais rios – Canindé, Gurgueia, Longa, Parnaíba, Piauí, Poti.


Bandeira do Piauí

Significado da bandeira: possui as mesmas cores da bandeira nacional, o amarelo representa a riqueza mineral; o verde, a esperança; a estrela sobre o fundo azul simboliza o estado do Piauí.

Teresina, capital do Piauí, é a única capital dos estados nordestinos que não está localizada no litoral. Isso porque a colonização do Piauí ocorreu do interior para o litoral. Teresina é a cidade mais populosa do estado, atualmente possui cerca de 814.230 habitantes. Outras cidades piauienses populosas são: Parnaíba (145.705), Picos (73.414), Piripiri (61.834), Floriano (57.690), Campo Maior (45.177), Barras (44.850), União (42.654).

A principal atividade econômica desenvolvida no Piauí é a agropecuária extensiva, composta por grandes rebanhos de cabra e ovelha, que se adaptam bem ao clima semiárido.

Os principais produtos agrícolas são a cana de açúcar, mandioca, feijão, arroz, algodão, milho e soja. O estado está entre os maiores produtores e beneficiadores de castanha de caju do país.

O extrativismo vegetal ocorre principalmente nos vales úmidos, destacam-se a carnaúba, o babaçu, o buriti e o coco.

Estudos geológicos demonstram a existência de diferentes minérios no território do Piauí, entre eles estão: mármore, amianto, as gemas, ardósia, níquel, talco e a vermiculita.

No setor industrial destacam-se os polos industriais de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano. Incentivos do governo estadual atraíram, a partir de 1996, diversas indústrias, sobretudo químicas, de transformação, têxteis e de extração vegetal.

O turismo é outro fator de grande importância para a economia estadual, além da riqueza ambiental e da exuberante paisagem, o território piauiense é composto por importantes sítios arqueológicos, entre eles, os parques nacionais da Serra da Capivara e das Sete Cidades.

O Piauí apresenta o segundo mais alto índice de analfabetismo do país. Aproximadamente 30% das residências não possuem água encanada, 50% não dispõem de rede de esgoto e 40% não contam com coleta de lixo. O índice de mortalidade infantil é de 26,2 para cada mil nascidos vivos.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Piauí








5 comentários

Faça seu Login

  • quarta-feira | 24/10/2012 | Wilbane...
    Usuário

    sabe-se que o nosso pais não temos o maior indece de educação do mundo, por que muitas vezes não valorizamos as pessoas que fomam o medico o adivogado etc. E muitas vezes alguns gestores não se preucupa com a educação.

  • segunda-feira | 11/06/2012 | MARIANA RAQUEL
    Usuário

    ADOREI ESTE SITE ME AJUDOU E MUITO NOS MEUS TRABALHOS MUITO OBRIGADO !

  • sábado | 19/11/2011 | Ellen
    Usuário

    Parabéns gostei muito desse site... Além de me ajudar na minha pesquisa a minha professora adorou o trabalho que eu fiz...

  • quinta-feira | 03/11/2011 | Maria de Fatima
    Usuário

    Gostei mtoo desse site e mto importante o que voçes fazem. Parabens