Pecuária
Pecuária de corte.

A geografia é uma ciência que atua no estudo das atividades econômicas, quando tem como foco as atividades rurais é conhecida como Geografia agrária, essa especificidade volta sua atenção para os fenômenos ocorridos no campo (conflitos, tipos de produção, reforma agrária, tecnologias empregadas, as culturas desenvolvidas entre outros).

A produção pecuária corresponde ao conjunto de técnicas utilizadas e destinadas à criação e reprodução de animais domésticos com fins econômicos, esses animais são comercializados e abastecem o mercado consumidor. A pecuária integra a agricultura, pois ambas são desenvolvidas em um mesmo lugar e em determinados momentos uma atividade depende da outra, um exemplo disso é a ração para bovinos, a produção leiteira que necessita de cana-de-açúcar e capim cultivados e, às vezes, as fezes dos animais servem como adubos naturais no cultivo de algumas culturas, como hortas.

A pecuária é uma atividade ligada à criação de gado e outros animais, esse ramo produz importantes matérias-primas que abastecem as agroindústrias, como carnes para frigoríficos, peles na indústria de couro, leite para laticínios e muitos outros.

Dentre as muitas fontes de renda derivadas da pecuária destaca-se a produção de carne, leite e ovos. A carne exerce a principal função na produção agroindustrial, nesse sentido os animais consumidos são: bovinos, suínos, bufalinos, ovinos, caprinos e galináceos ou aves em geral. A segunda importante produção está ligada à produção leiteira, nesse caso são derivados de bovinos, bufalinos, ovinos e caprinos, o terceiro tipo de produção mais importante é a de ovos, provenientes da criação de galináceos e por último os animais de montaria (eqüinos, muares e asininos).

Especialização produtiva na criação animal:

- Pecuária de corte (criação de bovinos destinados à produção de carne).

- Pecuária de leite (criação de bovinos e outros animais destinados à produção de leite).

- Pecuária de lã (criação de ovinos ou caprinos que fornecem lã).

- Eqüinocultura (criação de cavalos).

- Suinocultura (criação de porcos).

- Avicultura (criação de aves).

- Cunicultura (criação de coelhos).

- Apicultura (criação de abelhas).

- Piscicultura (criação de peixes).

A atividade pecuária está dividida também de acordo com o nível tecnológico empregado na produção, nesse sentido existe a pecuária extensiva na qual os animais vivem soltos em extensas áreas, sem maiores cuidados, e o índice de produtividade é baixo. Na pecuária intensiva os animais são criados em cocheiras e se alimentam de rações balanceadas, destinadas a aumentar a produtividade, além de receber cuidados veterinários e sanitários, os planteis (animais de boa raça) são selecionados a partir do interesse de produção.

Um dos problemas que vem dificultando esse tipo de atividade é a questão da saúde animal que impede que aconteça a exportação de produtos oriundos de determinadas áreas de risco no país, a principal é a febre aftosa.

Apesar da imensa importância que a pecuária exerce na economia do país, essa atividade provoca, ao mesmo tempo, grandes impactos ambientais, como erosões provenientes do caminho que o gado realiza dia após dia, formando os conhecidos “trieiros” no meio das pastagens, que vão sendo lavados pela água da chuva criando as voçorocas. Outro problema está ligado à criação de bovinos em grande escala, pois as flatulências emitidas por esses animais contêm gás metano nocivos à atmosfera, favorecendo o aquecimento global e o efeito estufa, alguns estudos revelam que realmente esse processo é possível.

Assuntos Relacionados



Deixe seu comentário para

Pecuária








30 comentários

Faça seu Login

  • quinta-feira | 17/07/2014 | brayan
    Usuário

    essa materia é interessante

  • domingo | 18/05/2014 | JEAN LUIZ
    Usuário

    UMA MATERIA MUTO INTERESANTE ,E QUE ACHUDA A FAZER MUITAS COISAS

  • quarta-feira | 31/07/2013 | Cinthia e Cintia
    Usuário

    Camarão é da pisciultura

  • segunda-feira | 09/12/2013 | anderson galvão
    1 1

    foii ootimo bom de mais